Transparência
Nota - Coletiva de Imprensa

Nota - Coletiva de Imprensa

Em entrevista coletiva que aconteceu na manhã do dia 07/02, no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), a equipe médica responsável pela cirurgia cardíaca e pelo acompanhamento de Marco Aurélio Garcia (Assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República) fez um pronunciamento sobre o estado de saúde clínico do paciente.


A diretora médica do Instituto, Dra. Nubia Vieira explicou que durante check-up feito no último fim de semana foram identificadas lesões obstrutivas em artérias importantes do coração do ministro e após exames complementares foi indicada cirurgia cardíaca. A cirurgia de revascularização do miocárdio ocorreu na ultima quarta-feira (06/02) com grande êxito e sem anormalidades. "Marco Aurélio não infartou previamente. Em momento algum ele teve um infarto", enfatizou a médica.


Fernando Atik, supervisor de Cirurgia cardiovascular, explicou como foi todo o procedimento cirúrgico e disse que houve implante de quatro pontes, sendo duas de safena e duas arteriais. Destacou que esse procedimento é importante principalmente quando o paciente apresenta sintomas, pois alivia a dor imediatamente, além de evitar que tenha infarto.


Dra. Nubia Vieira, médica que acompanha o paciente há anos, disse que o ministro está "se recuperando bem, já respira sozinho. Está sentado e conversa com parentes". E informou ainda que Marco Aurélio Garcia deve deixar UTI nesta sexta, mas demora pelo menos cinco dias para receber a alta hospitalar.


O superintendente do Instituto, Dr.João Gabbardo dos Reis, informou que os procedimentos foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e destacou "O atendimento está sendo feito pelo SUS como qualquer outro paciente do Distrito Federal".

Compartilhe