Os perigos da automedicação
Medicar-se por conta própria é uma forma incorreta da utilização de remédios. Atualmente a pratica é bastante comum e já se tornou um problema de saúde pública no País e no Mundo.
A utilização de medicação de forma inapropriada sem indicação médica pode agravar o quadro de saúde da pessoa, pois podem ocultar os sintomas do verdadeiro problema. A automedicação ocorre quando a pessoa se medica por conta própria ou ingere medicação por meio de orientação de familiares, amigos e conhecidos.
“A automedicação oculta os sintomas das doenças, fazendo com que o quadro da doença muitas vezes se agrave, exemplo uma pessoa com febre toma um antitérmico por conta própria e acaba afetando sintomas importantes na avaliação médica.” Relata Cecilya Rossi – Farmacêutica do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF.
- A automedicação pode causar: interação medicamentosa, resistência de microrganismos, intoxicação e dependência.
- A interação medicamentosa é a potencialização ou a anulação do efeito de outra medicação.
- A Resistência de microrganismos faz com que as bactérias sejam mais resistentes, limitando a eficácia do tratamento.
- As intoxicações são causadas por superdosagens na ingestão de remédios causando reações alérgicas. Os quadros de intoxicações graves podem levar a morte, e geralmente ocorrem pela administração de analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios.
A farmacêutica Cecylia Rossi ressalta ainda que, “o uso da medicação sem orientação juntamente com uma medicação de uso continuo pode potencializar ou minimizar os efeitos da medicação, trazendo prejuízo para o tratamento proposto”.
Segundo dados no Ministério da Saúde: “O uso irracional ou inadequado de medicamentos é um dos maiores problemas em nível mundial. A OMS estima que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente”.
Faça uso racional das medicações. Não se automedique, busque orientações médicas. A automedicação pode matar. Cuide-se!
Por Jéssica Mendes
Mais informações para a imprensa
imprensa@icdf.org.br
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/5596