Paciente paraense recebe alta após transplante de coração no ICTDF
Após uma longa jornada, o paciente José Nonato da Silva, de 57 anos, que recebeu alta do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) no dia 3 de fevereiro, esteve em consulta nesta quarta-feira. Natural de São Félix do Xingu, no Pará, José Nonato havia recebido um novo coração no ICTDF em dezembro.
"É um momento muito especial para nós, ver um paciente que estava tão fragilizado e agora está se recuperando bem e pode retornar para casa", afirma a enfermeira Josiane Reis, supervisora do transplante cardíaco do ICTDF.
Para o superintendente do Instituto, Marcus Costa, a alta de José Nonato é um exemplo do compromisso da instituição com a excelência no atendimento em saúde.
"Estamos muito felizes em ter podido oferecer uma nova chance de vida ao José Nonato e agora vê-lo se recuperando bem e, podendo dentro de alguns meses, retornar para casa", destaca.
José Nonato estava aguardando o transplante em Goiânia desde junho de 2024 e foi diagnosticado com Miocardiopatia isquêmica, uma doença que afeta a capacidade do coração de bombear sangue. Agora, ele está com as forças renovadas para começar uma nova fase de sua vida.