Transparência
Pelo segundo ano consecutivo, DF apresenta menor taxa de mortalidade por IAM no país

Pelo segundo ano consecutivo, DF apresenta menor taxa de mortalidade por IAM no país

Pelo segundo ano consecutivo, o Distrito Federal se destaca por apresentar a menor taxa de mortalidade por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) em todo o país, evidenciando os esforços conjuntos da Secretaria de Saúde (SES-DF) em colaboração com diversas unidades de saúde, incluindo o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF). 

Em 2022, o DF registrou uma taxa de mortalidade de 4,74%, contrastando com a média nacional de 9%. No ano seguinte, em 2023, esse índice foi ainda mais reduzido, alcançando impressionantes 3,67%, segundo dados consolidados do DATASUS. 

Essa contínua melhoria é fruto da integração entre a rede de saúde pública e privada, onde hospitais regionais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão conectados. O projeto "Sprint", implementado em 2019, desempenha um papel fundamental ao conectar as equipes de emergência diretamente às equipes de cardiologia do Hospital de Base e do ICTDF por meio de um aplicativo especializado. 

Camilo Chaves Júnior, coordenador da Unidade de Dor Torácica (UDT) do ICTDF, destaca a importância desse protocolo bem estabelecido, que permite um atendimento rápido e preciso desde a identificação inicial dos sintomas até a realização de procedimentos como o cateterismo e angioplastia de urgência, quando necessário. 

"O constante treinamento das equipes e a colaboração entre a SES e o ICTDF têm contribuído significativamente para esses resultados positivos. O foco na rápida intervenção tem sido fundamental para reduzir o tempo de tratamento e, consequentemente, minimizar danos ao músculo cardíaco e melhorar os desfechos clínicos para os pacientes", destaca. 

Para o médico, essa conquista representa um avanço notável na qualidade do atendimento ao infarto. 

"Todo esse cuidado meticuloso e bem estabelecido faz com que se perca menos tempo e se atenda de forma mais rápida e precisa. Em decorrência disso, observamos uma melhora substancial nos resultados relacionados ao quadro do IAM”, conclui. 

  

Atendimentos no ICTDF 

Na instituição é possível realizar procedimentos de alta complexidade, como a angioplastia e cateterismo. 

Em 2023 foram 612 cirurgias adulto, entre eletivas e de emergência, 2.325 cateterismos e 707 angioplastias. Em 2024, até o momento já são 344 procedimentos de cateterismo e angioplastias e 66 cirurgias adulto. 

Os atendimentos pediátricos também têm espaço na instituição. Em 2023 foram 175 cirurgias e neste ano, até o momento, foram 21 cirurgias em crianças. 

O ICTDF possui tecnologias de ponta, como o balão intra-aórtico, usado nos pacientes mais graves e a hemodiálise prisma, necessária para casos de insuficiência renal com baixa pressão arterial. 

Compartilhe