Transparência
Qualidade realiza ação com jogos em alusão ao mês de Segurança do Paciente

Qualidade realiza ação com jogos em alusão ao mês de Segurança do Paciente

De 11 a 20 de abril o Escritório da Qualidade do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) desenvolveu diversas atividades para lembrar do Dia Nacional de Segurança do Paciente e o Abril Seguro, mês em que se trata do tema nacionalmente.

Partindo da ideia de ensino por meio da “gamificação” a programação foi desenvolvida com o intuito de orientar todos os colaboradores do ICTDF para que desenvolvam as boas práticas de cuidado com os pacientes.

A coordenadora do setor da Qualidade, enfermeira Liliana Castro explicou que a redução do risco de danos no cuidado de saúde, como infecções associadas à assistência, quedas, lesão por pressão, erros de medicação, complicações cirúrgicas e muitos outros foram assuntos abordados com os jogos.

“A ideia de trazer o lúdico para falar sobre um tema tão importante é, justamente, chamar a atenção de todos os colaboradores da instituição para esse componente tão essencial dentro de uma instituição hospitalar. Por isso, tanto os profissionais que estão diretamente ligados à assistência, quanto àqueles que trabalham nas áreas administrativas foram convidados a aprender com os jogos desenvolvidos. Afinal, o problema é sério: as ações podem ser a diferença entre a vida e a morte nas instituições de saúde”, afirmou a enfermeira.

Liliana destacou que a participação massiva dos colaboradores de todas as áreas foi bastante satisfatória no evento realizado com o intuito de atender aos protocolos da ANVISA.

“Sabemos que incidentes como os citados acima representam uma elevada morbidade e mortalidade em todo o mundo, apesar de serem evitáveis. Por isso, sabemos que se implementarmos as medidas corretas certamente conseguiremos manter um atendimento qualificado e com cada vez menos intercorrências”, finalizou.

ABRIL SEGURO - No Brasil, o mês de abril é dedicado à celebração da segurança do paciente, que consiste na redução, a um mínimo aceitável, do risco de danos desnecessários associados à atenção à saúde.

O tema da campanha Abril pela Segurança do Paciente, definido pelo Ministério da Saúde (MS) neste ano, foi “10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente - Compartilhar os avanços para acelerar a mudança”. O objetivo da campanha foi estimular que os trabalhadores da saúde, serviços de saúde, universidades, escolas de saúde e gestores da saúde (secretarias de saúde) compartilhem experiências exitosas.

A Portaria MS/GM 529, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), foi publicada em 2013. É importante destacar ainda que, logo após o estabelecimento do PNSP, a Anvisa publicou a RDC 36/2013, instituindo as ações para a segurança do paciente em serviços de saúde.

A campanha comemora os esforços feitos para a prevenção de danos, ao longo dessa década, por diversos atores. Entre eles, destacam-se gestores dos serviços de saúde, profissionais dos Núcleos de Segurança do Paciente e Qualidade, profissionais da assistência e usuários dos serviços de saúde. 


Confira algumas imagens






Compartilhe