Transplante de órgãos já salvou a vida de mais de mil pacientes do ICDF
Brasília-DF – Mais de 1.070 pacientes do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) ganharam uma nova oportunidade de viver graças ao transplante de órgãos e tecidos. Crianças e adultos conquistaram um recomeço devido à solidariedade de doadores vivos e de famílias de doadores falecidos. O primeiro transplante realizado no ICDF ocorreu em 2009 e, desde então, o número de procedimentos realizadas no hospital vem aumentando ano a ano.
Apesar dos indicadores positivos no âmbito do ICDF, o cenário nacional ainda precisa melhorar. Dados recentes do Registro Brasileiro de Transplantes revelam que mais de 34 mil pessoas aguardam em lista de espera por um órgão compatível. São Paulo é o Estado com a maior taxa de pacientes, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Rim, córnea e fígado são os órgãos mais esperados por receptores no país, de acordo com o Registro.
Segundo a superintendente do ICDF, Núbia Welerson Vieira, a conscientização a respeito do transplante de órgãos é uma tarefa contínua e que precisa cada vez mais do apoio da sociedade. “No Brasil, o programa de transplantes é feito com muita seriedade e obedece a rigorosos protocolos, então as pessoas não precisam ficar com medo ou com receio dos órgãos do ente falecido. O nosso único objetivo é poder levar uma vida nova a quem espera há tanto tempo por um órgão”, explica Núbia.
Um único doador pode salvar em média dez vidas, pois, além dos órgãos, também é possível doar pele e osso. Os transplantes realizados atualmente na instituição são: fígado; medula óssea; coração; rim; e córnea. Em 2016, a instituição alcançou duas marcas históricas na área de medula óssea: o primeiro transplante de medula óssea pediátrico do Distrito Federal; e o primeiro transplante de medula haploidêntico realizado no DF, ou seja, quando a medula do doador e do receptor não são totalmente compatíveis.
Para saber mais sobre o processo de transplante de órgãos no ICDF, visite a nosso site: http://www.icdf.org.br/transplantes