Transparência
Ação educativa no ICDF marca o Dia Nacional de Combate ao aedes aegypt

Ação educativa no ICDF marca o Dia Nacional de Combate ao aedes aegypt

Empenhado em combater o aedes aegypt, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) realizou, neste sábado (13), no dia nacional de combate ao mosquito, uma ação no hospital para alertar os pacientes e os funcionários acerca dos perigos das doenças transmitidas pelo aedes. A atividade, de caráter educativo, buscou chamar a atenção das pessoas quanto ao problema e evitar a proliferação de novos criadouros do mosquito. O combate é uma responsabilidade não só das instituições, mas de cada cidadão.

No período da tarde, as equipes do ICDF vistoriaram os setores internos e externos do hospital para que nenhum objeto pudesse acumular água ou se tornar depósito para as larvas do mosquito. O ICDF, que fica situado no mesmo local do Hospital das Forças Armadas (HFA), vem intensificando, desde o ano passado, juntamente com o HFA, suas ações para que toda a área fique livre do aedes.

De acordo com a superintendente do ICDF, doutora Núbia Welerson Vieira, o ICDF hospital tem um importante papel social e de saúde pública na conscientização e na prevenção de doenças, não só das cardiovasculares. “Nosso objetivo principal foi orientar os funcionários como podemos cuidar para que o nosso ambiente de trabalho fique livre do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nós também reafirmamos a importância do papel deles, como profissionais de saúde, na conscientização da população da comunidade onde eles moram”, afirma.

Os colaboradores do instituto também distribuíram informativos para os pacientes e familiares que estavam na instituição e instruíram os funcionários do ICDF para as diferentes formas de se prevenir da dengue, do zika vírus e a do chikungunya. O mosquito aedes é o responsável por disseminar essa três doenças e os sintomas de cada uma delas podem variar. Dessa forma, qualquer alteração de saúde é recomendado procurar uma unidade de atendimento o mais rápido possível.

 

Previna-se

A única forma de prevenção é acabar com o mosquito, por isso mantenha o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem, sobretudo, durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).

 

Soraya Lustosa

DRT 10213-DF
Assessoria de Comunicação

Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF
61. 3403-5496/5596
www.icdf.org.br

Compartilhe