Transparência
Instituto de Cardiologia realiza 100 transplantes de medula óssea

Instituto de Cardiologia realiza 100 transplantes de medula óssea

 O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) se orgulha de mais uma conquista na área da medicina. Nesta quinta-feira (11), foi realizado o centésimo Transplante de Medula Óssea (TMO) pelas equipes médicas da instituição. Uma paciente do Distrito Federal, de 48 anos, realizou o Transplante Alogênico Aparentado, que ocorre quando a infusão de células é feita a partir de um doador irmão consanguíneo. Os transplantes promovidos pelo ICDF contam com o apoio do Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do DF.

           No mesmo dia, foi realizado outro tipo de transplante em uma paciente, de 62 anos, também do Distrito Federal. Neste caso, ela foi submetida ao transplante denominado autólogo (o doador e o receptor são a mesma pessoa, ou seja, as células progenitoras provêm do próprio paciente). De 2013 até agora, foram realizados 13 transplantes Alogênicos Aparentados, 4  Alogênicos Não Aparentados e 83 autólogos. A meta do ICDF é a de aumentar ainda mais o número de transplantes de medula óssea nos próximos anos.

            Para a superintende do ICDF, doutora Núbia Welerson Vieira, um dos principais benefícios de o ICDF realizar transplantes de medula é a facilidade de deslocamento do paciente. “A maior importância de existir um centro especializado em transplante de medula óssea no Distrito Federal, como o Instituto de Cardiologia, é principalmente a possibilidade do paciente realizar o tratamento no conforto e aconchego da sua família, não tendo a necessidade de buscar esse tratamento em outro estado”, explica.           

           A doação de medula óssea ainda encontra alguns obstáculos na sociedade, pois muitas pessoas acreditam que há riscos para o doador, apesar de todo o procedimento ser cuidadoso e respeitar às normas de segurança de saúde. “A doação é o ato mais nobre que podemos ter. Doar é seguro e pode salvar uma vida. Na verdade, inicialmente, só precisamos nos cadastrar em um banco de medula óssea que, em Brasília, é localizado no Hemocentro”, incentiva a doutora.

Unidade de TMO

            Em junho de 2014, o Instituto de Cardiologia inaugurou a unidade de Transplante de Medula Óssea Pietro Albuquerque.  O setor conta com equipamentos de ponta e leitos confortáveis para que o paciente realize todo o procedimento com segurança e tranquilidade. Além disso, o ICDF está ampliando a abertura dos demais leitos de TMO, que estavam programados para serem utilizados de acordo com o aumento da demanda. Em paralelo, há a possibilidade de realização de alguns TMO’s autólogos em regime ambulatorial, disponibilizando os leitos, preferencialmente, para os TMO que apenas podem ser realizados com o paciente internado.

           Os pacientes com indicação de transplante de coração, fígado, pulmão, rim, córnea e medula óssea (seja alogênico ou autólogo) que têm interesse em ser acompanhado pela equipe do ICDF ou buscam outras informações sobre o Programa de Transplantes do Instituto, devem agendar uma consulta pelo telefone 0800 644 1044  ou pelo correio eletrônico: transplanteicdf@icdf.org.br

 

Soraya Lustosa

DRT 10213-DF
Assessoria de Comunicação

Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF
61. 3403-5496/5596
www.icdf.org.br

Compartilhe