Após quatro anos usando DAV, paciente recebe transplante cardíaco
Na data em que comemoramos o Dia do Transplantado, temos uma notícia linda por aqui: Alexandre Domingues, de 46 anos, após quase um mês internado depois de um transplante cardíaco, enfim, pôde voltar para casa com um novo coração e a possibilidade de, novamente, sentir seu pulso!
Explicamos: o paciente Alexandre Domingues estava há quatro anos utilizando um dispositivo conhecido como coração artificial devido à insuficiência cardíaca que o debilitava desde 2013.
Então, com o Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV), o paciente tinha uma estabilidade clínica maior para poder aguardar pelo transplante cardíaco em casa, mas, não tinha o pulso palpável, conforme explicou e enfermeira responsável pelo transplante cardíaco no ICTDF, Thayane Rodrigues.
"O Alexandre apresentava um quadro de insuficiência cardíaca terminal, com indicação de transplante cardíaco. O implante do aparelho permitiu que ele esperasse pelo transplante com uma melhor qualidade de vida enquanto aguardava pelo órgão, porém, esse aparelho fazia de forma mecânica a função cardíaca, o que não permitia que ele tivesse pulso palpável como as pessoas que têm sua função cardíaca natural”, explicou a enfermeira.
Enfim, esse período ficou para trás e agora Alexandre comemora, junto a sua querida avó, dona Orquichea, e seu esposo, Tilemacos Neoptolemos, uma nova etapa.
“Parece uma coisa simples, mas, é emocionante poder sentir meu pulso novamente e tomar um banho completo sem um aparelho conectado 24 horas por dia. Certamente tenho muito a comemorar”, festejou.
Confira mais cliques: