Bilhetes do Correio da Gratidão são entregues no ICDF
Destinatários dos recadinhos foram contemplados com mimos também
Esta semana os colaboradores do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) fizeram a festa recebendo as cartinhas do Correio da Gratidão.
O projeto encabeçado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do IC que foi criado com o intuito de aproximar os colegas e trazer momentos de descontração para o local de trabalho, tem cumprido bem seu propósito.
“Os colaboradores aderiram a ideia e todo mundo faz a festa quando recebe seu bilhete. Até os pacientes e acompanhantes já estão querendo participar. É muito bacana pois, por alguns momentos, as pessoas saem um pouquinho da rotina do trabalho, que, como todos sabem, não é fácil dentro de um hospital, e recebem o carinho de alguém”, conta a técnica em Segurança do Trabalho e que também é a carteira oficial do projeto, Danila Aguiar Rocha Ribeiro.
O ICDF entende que a humanização, tanto nos atendimentos aos pacientes, quanto nas relações entre os colaboradores, traz um serviço mais eficiente e eficaz para aqueles que procuram o Instituto.
“Por isso, ações como as do Correio da Gratidão são tão importantes. Quando me entregaram o recado, fiquei extremamente feliz em receber o carinho das pessoas que me admiram. Apesar de simples, os gestos e os momentos de descontração suavizam o desenvolvimento das atividades que são tão importantes dentro de um hospital”, avalia a gerente de Hotelaria, Renata Fernandes Pires.
A ação contou também com a colaboração das técnicas em Segurança do Trabalho, Iara Cardoso Costa e Larissa Rodrigues de Castro, e já adiantou o tema da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) que acontece de 25 a 29 de outubro. O Correio da Gratidão ocorre trimestralmente no ICDF.
CUIDADOS COM O COLABORADOR – Primando pela qualidade de vida dos trabalhadores do ICDF, o Sesmt também promoveu nessa semana uma palestra com foco nas ações do Setembro Amarelo – mês que debate a prevenção do suicídio.
A fala foi feita pela enfermeira do Sesc, Marilene Pinto, e convidou os colaboradores a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito dela, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas e sobre suas emoções.
“Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida”, explicou Marilene.
Durante a programação que aconteceu na terça-feira, 28, a enfermeira ensinou técnicas para lidar com a ansiedade e abordou temas como o luto e os pilares da qualidade de vida.