Transparência
Profissionais do ICDF participam de audiência pública sobre ECMO

Profissionais do ICDF participam de audiência pública sobre ECMO

 

O debate, convocado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, tratou sobre terapia nos pacientes com Covid-19 no âmbito dos SUS

Na terça-feira, 28, os médicos do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), Victor Salvatore Barzilai e Fernando Atik, participaram de audiência pública com intuito de tratar sobre o uso de Oxigenação por Membrana Extracorpórea, conhecida por ECMO, para os pacientes com covid-19 no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o médico intensivista do ICDF, Victor Barzilai, apesar de direcionado para as questões da covid-19, o debate serviu para trazer à luz o uso desse tipo de terapia que não conta com cobertura de material pela rede pública.

“A maioria dos projetos de uso da ECMO são esforços isolados das instituições. Esse debate cria um ambiente inicial para discutirmos um programa nacional em ECMO semelhante ao que acontece com o transplante, por exemplo. Isso é importante, principalmente por entendermos que ECMO é uma linha de cuidado assistencial e não simplesmente uma incorporação de tecnologia”, explicou Victor que destacou que a terapia é um grande artifício que tem dado suporte ao transplante cardíaco e a cirurgia cardíaca pediátrica. 

O médico pontuou ainda, que no ICDF, são mais de 100 pacientes que já receberam o suporte.

“Inclusive uma das duas únicas casuísticas publicadas no Brasil a respeito dessa terapia é nossa. De modo que demonstramos que oferecer esse serviço, assim como os transplantes, sempre foi um esforço da instituição para que os pacientes tenham o melhor tratamento possível", salientou.

No ICDF, a experiência com ECMO vem desde 2005, vinculada ao transplante cardíaco e à cirurgia cardíaca pediátrica. Hoje, o Instituto é um dos centros responsáveis pela capacitação e pelo treinamento de equipes multidisciplinares de outros estabelecimentos de saúde que realizam o procedimento, além de integrar a ELSO (Extracorporeal Life Suport Organization), entidade que fomenta as boas práticas de ECMO no mundo. Também é um dos hospitais brasileiros que realiza mais de 30 casos de ECMO ao ano, comprovando a sua excelência.

Compartilhe