Transparência
Colaboradores do ICDF recebem laços cor-de-rosa para lembrar mês de prevenção

Colaboradores do ICDF recebem laços cor-de-rosa para lembrar mês de prevenção

Todas as unidades estão sendo visitadas pelos técnicos do Sesmt

Na primeira semana de outubro, os colaboradores do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) estão recebendo laços cor-de-rosa para lembrar o mês que trata da prevenção contra o câncer de mama.

Os técnicos do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do ICDF estão passando em todas as unidades para fazer orientações sobre o tema e falar sobre a importância do diagnóstico precoce.

“O ICDF está sempre trabalhando em prol da saúde e bem estar do colaborador. Essa ação é mais uma que fazemos a fim de que nossos trabalhadores estejam bem orientados e também possam disseminar as informações para as pessoas com quem convivem”, explica a gerente de Recursos Humanos, Samira Costa.

 

OUTUBRO ROSA – O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

DETECÇÃO PRECOCE - O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.

A orientação atual é que a mulher faça a observação e a palpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de uma técnica específica de autoexame, em um determinado período do mês, como preconizado nos anos 80. Essa mudança surgiu do fato de que, na prática, muitas mulheres com câncer de mama descobriram a doença a partir da observação casual de alterações mamárias e não por meio de uma prática sistemática de se autoexaminar, com método e periodicidade definidas.

A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença, numa faixa etária em que haja um balanço favorável entre benefícios e riscos dessa prática (mamografia de rastreamento).

A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que a mamografia seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Essa é também a rotina adotada na maior parte dos países que implantaram o rastreamento do câncer de mama e tiveram impacto na redução da mortalidade por essa doença.

 

CASOS DE RISCO - Mulheres consideradas de risco elevado para o câncer de mama são aquelas que tem os seguintes históricos de câncer em familiares consanguíneos:

- Vários casos de câncer de mama, sobretudo em idade jovem;

 - Histórico de câncer de ovário;

 - Histórico de câncer de mama em homem.

 

AMAMENTAÇÃO - A amamentação gera inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê. A prevenção do câncer de mama é um deles. O risco de contrair a doença diminui 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação, estima um estudo com mulheres de 30 diferentes nacionalidades, publicado em 2002. Essa proteção independe de idade, etnia, paridade e situação hormonal (pré ou pós-menopausa).

Fonte: site do INCA.

Compartilhe