Transparência
Equipes do IC já realizaram tratamento de mais de 4 mil crianças com doenças cardíacas graves

Equipes do IC já realizaram tratamento de mais de 4 mil crianças com doenças cardíacas graves

Instituto de Cardiologia do DF é referência em atendimentos de crianças na região desde 2005 

 

Na data em que se celebra o Dia das Crianças, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) evidencia sua atuação na área pediátrica. 

A instituição, que é referência em alta complexidade cardiovascular e transplantes, se destaca em tratamento de cardiopatia congênita contando com equipe de cardiologia pediátrica para atendimentos clínicos e cirúrgicos.

De acordo com o coordenador da área, médico Jorge Afiune, o Programa de Cardiopediatria, que funciona no Instituto desde 2005, já soma cerca de 4 mil crianças tratadas com cirurgia cardíaca ou cateterismo intervencionista, além de contar com outros números bastante expressivos em relação aos atendimentos dos pequenos pacientes. 

“Através do programa, realizamos o diagnóstico precoce de cardiopatia congênita neonatal, o que nos permite avaliar o paciente antes mesmo do nascimento e, assim, prestar o suporte mais adequado possível no parto e nascimento da criança. Além disso, nesses 16 anos da prestação desse serviço, já são mais de 40 transplantes cardíacos realizados entre crianças e adolescentes; atendemos, em média, 2.400 consultas ambulatoriais por ano, e são realizados cerca de 200 cateterismos pediátricos anualmente”, salienta Afiune que explica que o ICDF é o único credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar tratamento de alta complexidade em cardiologia pediátrica e neonatal no DF. 

Atualmente, o ICDF, sendo uma das 22 instituições no país que realizam cirurgias cardíacas neonatais, conta com 16 leitos de UTI pediátrica, e desenvolve o programa de residência médica em cardiologia pediátrica, visando formar profissionais capacitados para atuar na área.  

CARDIOPATIA CONGÊNITA - A cardiopatia congênita é uma alteração na estrutura do coração presente antes mesmo do nascimento. É um termo genérico utilizado para descrever alterações do coração e dos grandes vasos, presentes ao nascimento. Essas alterações ocorrem enquanto o feto está se desenvolvendo no útero. 

Compartilhe