Curso de Introdução a Suporte de Circulatório Mecânico capacita profissionais de UTIs
Brasília-DF – 29/08/2017 – Enfermeiros e perfusionistas do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) participaram no final de semana do curso de Introdução a Suporte de Circulatório Mecânico. Os profissionais, que atuam nas UTI's Cirúrgica e Pediátrica do hospital, aprenderam a resolver situações complexas que utilizam o suporte circulatório, também conhecido como ECMO. Ao todo, cerca de 20 pessoas participaram da capacitação.
O treinamento contou com dois módulos: um teórico e o outro de simulação realística. Neste último, os profissionais passaram por cenários que evidenciam a realidade dentro de UTI's e puderem tirar dúvidas junto aos orientadores. A ECMO é uma técnica realizada por meio de um equipamento que utiliza uma membrana e uma bomba centrífuga substituindo ou auxiliando nas funções do coração ou pulmão, melhorando o bombeamento do sangue e o fornecimento de oxigênio.
Para a enfermeira da Educação Continuada Klícia Barbosa Matioli, o suporte circulatório é uma ferramenta de alta complexidade e exige que todas as ações voltadas a ele sejam baseadas em conhecimento técnico-científico. "A partir do momento que a gente capacita a equipe, ela passa a entender melhor o mecanismo de ação. Os profissionais ficam mais preparados para lidar com situações complexas que envolvem ECMO. Isso é mais seguro tanto pro paciente quanto para a própria equipe", pontua Klícia.
O ICDF já realizou minicursos de ECMO voltados para médicos e enfermeiros residentes com o objetivo de capacitá-los para identificar situações em que a técnica deve ser usada. Contudo, esta é a primeira grande edição voltada aos profissionais que trabalham dentro de UTI'S. Até o final do ano, há previsão de abertura de novas turmas.
Soraya Lustosa