Transparência
Dia Mundial da Atividade Física - se exercitar é o melhor remédio para saúde

Dia Mundial da Atividade Física - se exercitar é o melhor remédio para saúde

Hoje é o Dia Mundial da Atividade Física. Todos sabem da importância de se praticar exercícios físicos, contudo muitas pessoas acabam colocando obstáculos quando resolvem colocar a ideia em prática. A falta de tempo, o trabalho e a família são os principais empecilhos usados para fugir da “obrigação” de se exercitar. O que muitos não sabem, entretanto, é que atividade física ainda é a forma mais barata e eficaz de prevenir doenças, como diabetes e hipertensão, e ainda atua no controle do peso.

Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS – mostram que a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Os resultados revelam que, em 2025, cerca de dois bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões estarão obesos. O dado mais expressivo diz respeito às crianças: o número delas com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões, caso nada seja feito. Para reverter esse quadro, as mudanças precisam ser feitas desde já.

Para Roberto Bentes, médico coordenador de ergometria do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF –, a má alimentação tem contribuído bastante para a disseminação de doenças. “Tem havido um aumento expressivo de afecções relacionadas ao sedentarismo e maus hábitos alimentares: obesidade, diabetes e hipertensão arterial, principalmente. Essas doenças são as principais responsáveis a longo prazo pelas doenças que mais matam, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. No Brasil, aproximadamente 1/3 de todas as mortes registradas são de causa cardiovascular”, alerta.

Alguns cuidados, entretanto, são necessários antes mesmo de começar a se exercitar. A American College of Sports Medicine (ACSM) recomenda que toda pessoa que deseja iniciar uma atividade física não competitiva responda o Questionário de Prontidão para Atividade Física, o PAR-Q. O documento questiona, por exemplo, se já houve perda do equilíbrio em razão de vertigem, se já ocorreu perda de consciência ou se há dor no tórax no momento da atividade física. “Se a resposta foi sim para uma ou mais perguntas, seria recomendada uma avaliação médica antes de iniciar atividade física”, explica Roberto.

Hábitos saudáveis

Pequenas atitudes podem representar o começo de uma vida saudável. Selecionamos abaixo algumas dicas que podem contribuir para melhorar a sua qualidade de vida.

- Inicie os exercícios sempre de maneira gradual e não dispense a fase de alongamento, aquecimento e resfriamento;

- Aumente as caminhadas e procure sentir prazer em caminhar;

- Utilize escadas e evite elevadores;

- Dispense o carro sempre que possível e utilize bicicleta;

- Leve o cachorro para passear;

 
 
Soraya Lustosa 
DRT 10213-DF
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF
61. 3403-5496/5596
www.icdf.org.br
Compartilhe