Transparência
Procedimento cirúrgico é transmitido ao vivo para o Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular

Procedimento cirúrgico é transmitido ao vivo para o Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular

Médicos do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) realizaram, nesta quarta-feira (13), em Brasília, a correção de aneurisma de aorta abdominal de uma paciente de 62 anos. O procedimento foi transmitido ao vivo para Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular 2016, que ocorre em São Paulo. Todos os participantes puderam acompanhar e entender melhor o caso. Este é o quinto ano em que o ICDF transmite cirurgias para o Congresso.

De acordo com Carlos Schüler, um dos médicos responsáveis pelo procedimento, o caso mostra como a medicina está em contínuo avanço e cada vez mais a serviço do paciente. “A prótese utilizada na cirurgia permite que o procedimento seja feito sem cortes ou incisões, ela é 100% percutânea”, explica. Ou seja, não houve perfuração, foi utilizada uma técnica sobre a própria pele.

Segundo Schüler, a transmissão é importante, pois, além de revelar a técnica usada, demonstra o alto grau de especialização dos profissionais da cidade. “A medicina de Brasília é admirável e essa é uma oportunidade de mostrarmos isso, de mostrarmos a complexidade dos processos que fazemos aqui”, afirma. Os médicos Gustavo Paludetto e Josué Rafael também integraram a equipe médica responsável pela cirurgia.

 
 
Soraya Lustosa
DRT 10213-DF
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF
61. 3403-5496/5596
www.icdf.org.br
Compartilhe