Transparência
Dia mundial da higienização das mãos aborda resistência microbiana

Dia mundial da higienização das mãos aborda resistência microbiana

Brasília-DF – 05/05/2017 – Em 2017, o tema escolhido para campanha mundial de higienização das mãos foi "Luta contra a resistência microbiana: está em suas mãos". A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem cada vez mais estimulando a adoção de práticas de higiene das mãos na área de saúde para combater a resistência microbiana aos antimicrobianos.

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) está intensificando ações no que diz respeito à higiene das mãos. São promovidas visitas sistemáticas em diversos setores do hospital para reforçar a prática. "O álcool se tornou um grande facilitador da higiene das mãos. Dessa forma, são disponibilizados dispensadores de álcool nos leitos e nos corredores assistenciais, além de pias com dispensadores de sabão", explica a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do ICDF, Jaciara Neto.

De acordo com Jaciara, a higienização correta das mãos não deve ficar restrita ao ambiente hospitalar. Ela também precisa ser compartilhada com os visitantes. "Os profissionais do ICDF já fazem isso, eles realizam essa orientação diariamente nas unidades, uma vez que reconhecem a importância da medida para redução da ocorrência de infecções relacionadas à assistência à saúde", pontua a enfermeira.

A higienização é umas das metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente. No Instituto de Cardiologia, já foram implantadas todas as metas:

1.Identificar corretamente o paciente;

2.Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde;

3.Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;

4.Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos;

5.Higienizar as mãos para evitar infecções;

6.Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.   

 

Soraya Lustosa
DRT 10213-DF
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF
61. 3403-5496/5596
facebook.com/icdf.fuc 
www.icdf.org.br
Compartilhe