Transparência
GDF anuncia construção de Hospital dos Transplantes de Brasília integrado ao ICDF

GDF anuncia construção de Hospital dos Transplantes de Brasília integrado ao ICDF

A secretária de saúde do DF anunciou na tarde da ultima segunda-feira (13/05), a construção de mais quatro hospitais em Brasília, entre eles uma unidade de transplantes.
O Hospital dos Transplantes de Brasília (HTB) ficará ao lado do Hospital das Forças Armadas (HFA) e oferecerá 150 leitos, que serão integrados ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), onde atualmente é realizada a maioria dos transplantes pelo Sistema Único de Saúde/DF.

O hospital será construído com recursos do governo federal, um investimento de R$ 60 milhões. Em contrapartida, o GDF irá arcar com compra de equipamentos, terreno, profissionais e qualquer outro custo complementar. A previsão é que unidades fiquem prontas em até dois anos.

Atualmente, apenas Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul contam com estrutura semelhante à que o DF ganhará com o novo hospital.

Segundo secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, o DF já se consolidou como unidade da federação que mais capta órgãos por milhão de habitante no país, e destaque em transplante de coração e córnea. Para ele, com o novo hospital, há expectativa e que o DF torna-se referência em outras cirurgias.


Hoje o Instituto de Cardiologia do DF é o único hospital da região centro-oeste que realiza transplantes de coração. Além disso, o ICDF realiza ainda, quase a totalidade dos transplantes de fígado do DF (mais de 80%) e já está habilitado a realizar transplantes de pulmão e rins. Com o novo hospital, integrado ao Instituto, será expandido o número de procedimentos realizados e o DF será um Centro Nacional para transplantes de todos os órgãos sólidos.

Compartilhe