Transparência
Cresce número de transplantes realizados no DF

Cresce número de transplantes realizados no DF

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) foram realizados cinco de transplantes de coração no DF, pelo ICDF nos três primeiros meses deste ano. No caso de transplantes de fígado, foram oito procedimentos realizados pelo ICDF no mesmo período, e onze no total do DF. Esses números colocam o Distrito Federal como líder nacional em transplantes de coração e segundo colocado em transplantes de fígado (proporcionalmente ao número de habitantes).

Esse aumento é resultado do crescimento no número de doação órgãos, das parcerias firmadas para captação dos órgãos ofertados e preparação das equipes envolvidas no transplante. Atualmente, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) dispõe de equipes que viajam até mesmo para outros estados, para avaliar e captar os órgãos ofertados e transportá-los até o instituto, onde outra equipe já prepara o receptor para realizar o transplante. Com a coordenação e organização do trabalho dessas equipes, o ICDF consegue ampliar o número de transplantes realizados no DF.

Além disso, há ainda a expectativa para a realização do primeiro transplante de pulmão do DF. A equipe médica do Instituto já obteve credenciamento junto ao Ministério de Saúde, e já existe um paciente listado aguardando a doação de um órgão compatível para realização do procedimento. O Instituto de Cardiologia está se preparando também para iniciar, nos próximos meses, a realização de transplantes renais.

O Instituto de Cardiologia do DF, que já é referência em alta complexidade cardíaca e em transplantes cardíaco e hepático, começará a realizar transplantes pulmonar e renal suprindo assim uma necessidade de atendimento local, e buscando diminuir as filas de espera por um transplante no DF e na região centro-oeste.

 

Leia também: GDF anuncia construção de Hospital dos Transplantes de Brasília integrado ao ICDF

 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação IC-DF
(61)34035496 (61)9197-1565
Anna Virgínia Souza 
imprensa@icdf.org.br

Compartilhe