Transparência
ICDF amplia estrutura de leitos de UTI Pediátrica para crianças cardiopatas

ICDF amplia estrutura de leitos de UTI Pediátrica para crianças cardiopatas

Brasília-DF, 19/10/2016 – O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) deu início nesta quarta-feira (19) ao projeto que irá aumentar a quantidade de leitos da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do hospital (UTIPED). Serão construídas cinco unidades prioritárias para pacientes neonatais, que têm até um ano de vida. Hoje, a instituição conta com oito leitos de UTI Cardiopediátrica regulados para atendimento da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SESDF).

A construção será toda custeada pelo próprio ICDF. A previsão é que sejam investidos mais de R$ 1,5 milhão. As instalações contarão com estrutura confortável e adequada para a realização de todo o procedimento. A instituição também investirá em equipamentos de ponta, materiais necessários para manutenção dos leitos, medicamentos e capacitação de pessoal.

O ICDF já realizou mais de 1,4 mil cirurgias cardíacas em pacientes regulados pela SESDF. A primeira operação ocorreu em 2009, ano que a instituição passou a atuar no DF. Neste ano, já foram feitos 140 procedimentos em crianças. A previsão é que o número chegue à marca de 200 cirurgias até o final do ano. Por mês, são feitas em média 18 cirurgias cardíacas.

Dados revelam que a cada mil nascimentos no DF, pelo menos 1,7 crianças terão cardiopatia crítica ou grave e que três crianças nascerão com cardiopatia moderada. Dessa forma, devido ao número de nascimentos ocorridos no DF e na Região do Entorno, cerca de 20 crianças já vêm ao mundo com alguma doença no coração.

O hospital lançará em breve o Programa de Cardiopatia Fetal, cujo objetivo é identificar doenças cardíacas durante a gestação da mãe. O programa terá ainda ações concomitantes, como a programação do parto e a reserva do leito de UTI Pediátrica para operar recém nascidos com cardiopatia moderada e grave.

Segundo a superintende do ICDF, Núbia Welerson Vieira, a ampliação da quantidade de leitos permitirá que crianças do DF e de outras localidades sejam atendidas de forma mais ágil. “Hoje, nós recebemos pacientes de vários Estados do país e não somente daqui. Queremos que todos sejam bem atendidos e realizem o tratamento completo. A construção de mais leitos é uma das maneiras que encontramos de fazer isso”, pontua Núbia.

 

O que é cardiopatia?

O termo abrange todas as doenças que acometem o coração. Existem alguns tipos de cardiopatias que são mais comuns, como a cardiopatia congênita, doenças no miocárdio, infecção no coração, cardiopatia de válvulas e cardiopatia hipertensiva. Os sintomas de cardiopatia podem variar com o tipo de problema e ao comprometimento da função do miocárdio. Os mais frequentes são: cor de pele cinzenta ou azul; inchaço nas mãos, tornozelos e pés; falta de ar; fadiga; dores no peito; e batimentos cardíacos irregulares.

 

Soraya Lustosa
DRT 10213-DF
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF
61. 3403-5496/5596
facebook.com/icdf.fuc 
www.icdf.org.br
Compartilhe