Transparência
Dia Nacional do Doador de Medula Óssea - ICDF realiza mais de 140 transplantes de medula óssea

Dia Nacional do Doador de Medula Óssea - ICDF realiza mais de 140 transplantes de medula óssea

Brasília-DF, 06/10/2016 – No Dia Nacional do Doador de Medula Óssea, comemorado nesta quinta-feira (06), o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF – chega à marca de 144 transplantes de medula óssea (TMO). Desse total, 110 foram autólogos; 25 aparentados; e 09 não-aparentados. O primeiro transplante de medula óssea realizado pelo ICDF ocorreu em 2013.

O TMO é indicado para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula óssea, como doenças hematológicas, entre elas estão a leucemia e o linfoma de Hodgkin. O transplante também é recomendado em casos de doenças onco-hematológicas, como a aplasia medular e anemia de fanconi.

A goiana Gabrielle Nunes, de 22 anos, descobriu que tinha leucemia em 2013. Ela realizou várias sessões de quimioterapia, mas não adiantou. A doença acabava rescindindo e a saúde dela piorava com o passar dos dias. “Eu pensava mesmo que eu ia morrer. Até hoje eu não acredito que fiz o transplante”, conta. Ela entrou para a fila de transplante em 2014 e conseguiu fazer o procedimento neste ano. A medula destinada para Gabriela veio de um doador de fora do Brasil.

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos, que disponha de boa saúde, pode se tornar um doador de medula óssea, que é retirada do interior de ossos da bacia por meio de punções. Todo o processo não tem relação com a medula espinhal, que é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral. Os interessados em doar medula podem procurar os hemocentros estaduais e se cadastrarem.

A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil, por isso é tão importante que as pessoas se tornem doadoras. Em Brasília, é possível se cadastrar como doador voluntário no Hemocentro, por meio de agendamento prévio, pelo telefone 160, opção 2. O Hemocentro funciona de segunda a sábado, das 07 às 18 horas, e fica localizado no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, conjunto A, Bloco 03 - Asa Norte.

 

Soraya Lustosa
DRT 10213/DF
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal
(61) 3403-5496/5596
facebook/icdf.fuc
twitter: @icdffuc
icdf.org.br
Compartilhe