Transparência
ICDF celebra primeiro ano da unidade de TMO

ICDF celebra primeiro ano da unidade de TMO

O Instituto de Cardiologia do DF celebrou nesta quinta-feira (18/06) o primeiro aniversário da inauguração da Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) Pietro Albuquerque. Para comemorar a data a instituição organizou um evento com apresentação musical para autoridades, equipes médica e assistenciais (da unidade), e pacientes.

Participaram da solenidade o Deputado Federal Beto Albuquerque representando seu filho (homenageado com o nome da unidade), Dr. Tadeu Palmieri, Subsecretário Atenção à Saúde do DF, Dr. João Gabbardo, ex-superintendente do ICDF, atual Secretário de Saúde do estado do Rio Grande do Sul, Dr. Luiz Fernando Bouzas do INCA, Antônio Carlos Junior e Arionaldo Bonfim Rosendo, ambos do Fundo Nacional de Saúde- MS, Alexandre Pires da SES-DF, Dra. Isis Magalhães diretora médica do HCB, Dr. Ivan Castelli da CNCDO-DF, entre outras autoridades.

Durante o evento, a superintendente do ICDF, Dra. Nubia Vieira fez um balanço das atividades da unidade apontando o crescimento no número de procedimentos realizados e a habilitação total da unidade, que hoje, realiza os três tipos de transplante de medula (Autólogo, Alogênico Aparentado e Alogênico Não Aparentado). Destacou a presença dos pacientes na celebração e agradeceu a toda equipe pelo trabalho desenvolvido na unidade.

Reforçando a parceria entre o INCA e ICDF,Dr. Luiz Fernando Bouzas do INCA falou aos presentes sobre a importância da Unidade de TMO do DF por ser uma unidade fora do eixo Rio de janeiro, São Paulo e Curitiba ampliando as oportunidades para os pacientes que já possuem seus pares definidos e aguardam por um leito para realizar o procedimento. Segundo ele, o INCA se propõe a informar mais pacientes sobre a unidade, assim, mais pessoas poderão ser transplantados no ICDF.

O secretário de Saúde do estado do Rio Grande do Sul, e ex-superintendente do ICDF, Dr. João Gabbardo começou sua fala muito emocionado por ser convidado a participar desta cerimônia, lembrou que dedicou-se muito a instituição  em sua gestão, e lutou para que a Unidade de TMO pudesse ser concluída. Lembrou que foram muitos os envolvidos nesse processo e que todos esses merecem também ser parabenizados nesta data, e destacou a alegria pela presença dos pacientes que já foram transplantados na Unidade e participavam do evento.

Encerrando a fala das autoridades, o Deputado Federal Beto Albuquerque, também muito emocionado, lembrou a história de seu filho, Pietro Albuquerque (que dá nome à unidade). “Esta unidade não é somente do Pietro, mas de cada um dos 58 pacientes que já realizaram seu transplante” afirmou.

Após a fala das autoridades a equipe do instituto apresentou um vídeo com fotos da obra de ampliação até a fase de inauguração da unidade e fotos dos pacientes que já realizaram o TMO. Em seguida, deu-se inicio a belíssima apresentação musical oferecida pela Toccata Produções Musicais que abrilhantou o evento.

Sem dúvida o momento mais emocionante do evento foi o encerramento, quando o paciente Renan Anjo (primeiro paciente submetido ao TMO não aparentado no DF) fez o agradecimento em nome de todos os pacientes. Muito emocionado, o gaúcho contou que sentiu-se acolhido pela equipe do ICDF e é muito grato por tudo que fizeram por ele, e destacou a luta do Deputado Beto Albuquerque, que mesmo na dor de perder um filho buscou forças para lutar por muitos desconhecidos que precisam de um transplante de medula.  

Atualmente 58 pacientes já realizaram o transplante de medula óssea no DF, sendo 52 do tipo autólogo, 4 Alogênico aparentado e 2 Alogênico não aparentado. Entretanto, ainda existem muitos pacientes que necessitam desse atendimento em todo país. Hoje cerca de 25 pacientes já são acompanhados pelo ICDF e aguardam (em alguma das etapas do processo) pelo transplante de medula óssea

Serviço:

Os pacientes com indicação de transplante de Coração, fígado, Pulmão, Rim, Córnea e Medula Óssea (seja Alogênico ou Autólogo) que tem interesse em ser acompanhado pela equipe do ICDF, ou buscam mais informações sobre o Programa de Transplantes do Instituto, devem agendar uma consulta através do telefone 0800 644 1044  ou do correio eletrônico para transplanteicdf@icdf.org.br

 

 

Mais informações para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do ICDF

(61)3403-5496 ou (61)9197-1565

imprensa@icdf.org.br

Compartilhe