Transparência
ICDF chega à marca de 500 transplantes realizados

ICDF chega à marca de 500 transplantes realizados

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal- ICDF iniciou o mês de novembro celebrando a marca de 500 transplantes realizados em seis anos do Programa de Transplantes da instituição. Apaciente de número 500 é, M.T.P, sexo feminino, 55 anos, que foi submetido ao transplante renal no último domingo (01/11) que segue recuperando-se na internação, ainda sem previsão de alta.

O primeiro transplante do ICDF foi realizado dia 04 de maio de 2009. Desde então, a Unidade de Transplante foi crescendo, e para atender uma demanda local e utilizando a qualidade das equipes e equipamentos de alta complexidade que o instituto dispõe, iniciou-se o programa de transplantes de outros órgãos. O programa de transplante cardíaco foi o primeiro, seguido pela habilitação para realização do transplante hepático no fim de 2011, em 2013 houve o credenciamento do transplante Renal e, no mesmo ano, o credenciamento dos transplantes de córnea e Medula Óssea (primeiramente apenas do tipo autólogo e posteriormente (2014) iniciou - se o procedimento do tipo alogênio.

Assim, o ICDF é hoje, o único hospital multi-transplantador da região Centro-Oeste, ou seja, aqui são realizados transplantes de: coração, fígado, rim, córnea e medula óssea alogênico aparentado e não aparentado, e medula óssea autólogo.

Segundo dados da ABTO – Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, durante três (03) anos consecutivos o DF segue como líder nacional em transplantes cardíacos realizados por milhão de habilitantes. Além disso, o DF destaca-se ainda como líder no número de transplantes de córnea e fígado, e é o quarto no número de transplantes de medula óssea (todos, no volume de procedimentos realizados/ por milhão de habitantes).

Dados consolidados Abril/2009 até 01/11/2015 aponta quantidade de transplantes realizados por cada órgão:

112 - Cardíacos

175- Hepáticos

69- Renais

65- Córnea

70 - TMO Autólogo

5 - TMO Alogênico Aparentado

3 - TMO Alogênico Não Aparentado

2- Pulmão

Essa marca é uma conquista de cada colaborador, que ao longo desses seis anos de história, acreditaram e dedicaram-se para que o Programa de Transplantes do ICDF fosse consolidado e passasse a ser referência. A Superintendente do Instituto, Dra. Nubia Vieira, parabenizou as equipe pelo trabalho desenvolvido e afirmou que "Cada componente é importante no processo e no resultado final alcançado em toda Unidade de Transplantes e no Instituto". Ao destacar que a toda equipe do ICDF precisa aprender e aperfeiçoar cada vez mais o trabalho realizado para atingir a missão institucional, que é prestar assistência de excelência em saúde cardiovascular e transplantes, promovendo atendimento humanizado, segurança do paciente e colaboradores, produção e disseminação do conhecimento científico e inovação tecnológica, a superintendente afirmou: "É importante lembrar que ainda há muito a ser feito".

A consolidação e crescimento do programa de transplante se deu principalmente nos últimos três anos, quando houve a maior parte dos novos credenciamentos, Inaugurou-se a Unidade de Transplantes de Medula Óssea Pietro Albuquerque e com a melhor parceria junto ao Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde DF. A expectativa do ICDF com as parcerias é diminuir  cada vez mais o tempo de espera por transplantes de órgãos não somente no DF, mas em todo país.

Serviço:

Os pacientes com indicação de transplante de Coração, fígado, Rim, Córnea e Medula Óssea (seja alogênico ou autólogo) que tem interesse em ser acompanhado pela equipe do ICDF, ou buscam mais informações sobre o Programa de Transplantes do Instituto, devem agendar uma consulta através do telefone (61) 0800-644-1044 das 8h às 17h ou do correio eletrônico para transplanteicdf@icdf.org.br.

 

Mais informações para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do ICDF

(61)3403-5496 ou (61)9197-1565

imprensa@icdf.org.br

Compartilhe