Transparência
ICDF realiza primeiro transplante duplo do DF

ICDF realiza primeiro transplante duplo do DF

Na tarde deste sábado (05/12) a equipe da Unidade de Transplantes do ICDF realizou o primeiro transplante duplo do Distrito Federal. O procedimento é mais um marco histórico da Instituição e envolveu o trabalho de 8 médicos, 13 pessoas na equipe de  enfermagem, 2 anestesistas, além das equipes envolvidas na capitação dos órgãos e UTI.

O procedimento pioneiro no DF foi realizado no paciente TBP, de 27 anos, que recebeu um novo fígado e um novo rim, durante uma única cirurgia que durou cerca de 10 horas. O paciente tem antecedente uma doença genética rara que desenvolveu insuficiência renal induzida por alterações metabólicas hepáticas. O tratamento para esse tipo de patologia, além do tratamento clínico, são transplante renal isolado, transplante hepático isolado ou transplante hepatorenal. Em 2002, ele realizou transplante de rim (em outro serviço), porém perdeu o transplante e voltou à fazer hemodiálise. Desde julho de 2015, foi reinscrito na fila de transplante (para transplante duplo), o que torna mais difícil encontrar o órgão compatível.

A cirurgia foi um sucesso e o paciente recupera-se bem em UTI, já acordado, mas ainda sem previsão de alta.

REFERÊNCIA

O ICDF é o único centro multitransplantador do DF e região centro-oeste, e realiza atualmente procedimentos de: coração, fígado, rim, córnea e medula óssea. O instituto vem contribuindo, de forma fundamental, para diminuir o número pacientes que precisam deste tipo de tratamento de alta complexidade.

Os números de procedimentos realizados até o momento, demonstram que a Unidade de Transplantes do ICDF vai superar novamente o número de procedimentos dos anos anteriores, o que consolida o sucesso do programa na instituição.

Doutora Núbia W. Vieira, superintendente do ICDF, salienta que o sucesso do programa de transplantes do Instituto é resultado do comprometimento da instituição, da  dedicação e constante aperfeiçoamento das equipes, além da maior conscientização da população em relação à importância da doação de órgãos e, consequentemente, o crescimento no número de doadores.


Mais informações para a imprensa

imprensa@icdf.org.br

61. 3403-5496 ou 61. 3403-5596

www.icdf.org.br

Compartilhe