Transparência
ICDF comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

ICDF comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

Brasília-DF, 27/09/2016 – O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) comemora, nesta terça-feira (27), o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. A data faz parte do Setembro Verde, mês dedicado a ações de conscientização de doação de órgãos no Brasil. O ICDF realiza desde a semana passada, em Brasília, atividades para lembrar a importância do transplante. Na última sexta-feira, centenas de pacientes transplantados estiveram reunidos na Esplanada dos Ministérios para comemorar a nova fase da vida após transplante.

Até setembro de 2016, o ICDF realizou mais transplantes do que em 2015. Neste ano, a equipe médica da instituição já realizou 211 procedimentos, contra 210 operações no ano passado. O primeiro transplante realizado pelo hospital foi de coração e aconteceu em 2009. Ao todo, 764 pacientes já realizaram transplante de órgãos no ICDF. São feitos transplantes de coração, rim, fígado, córnea e medula óssea.

Sócrates Filgueiras Rosa, 48 anos, é paciente do ICDF. Ele realizou transplante renal em 2014, após realizar hemodiálise por 15 anos. “Quem faz hemodiálise muitas vezes não acredita no transplante, acha que isso não dá certo. Hoje, eu tenho feito uma campanha pra incentivar as pessoas a fazerem o transplante. Sempre que posso eu vou na clínica onde fazia hemodiálise pra conversar com as pessoas pra mostrar que é possível dar certo, eu dei certo”, incentiva Sócrates.

A superintendente do ICDF, Núbia Welerson Vieira, acredita que até o final do ano o número de procedimentos poderá aumentar ainda mais. “Esperamos chegar até dezembro à marca de 800 cirurgias. Estamos trabalhando intensamente no hospital em prol dos nossos pacientes. Aqui no hospital buscamos ir além da cirurgia em si. Nossa missão mais importante é dar qualidade de vida a eles, de prolongar suas vidas”, destaca Núbia.

Para se tornar um doador de órgãos é simples. É necessário apenas verbalizar sua vontade a família ou cônjuge. Hoje em dia, não é mais preciso fazer o registro na carteira de identidade. Ao formalizar a decisão, você pode ajudar muitas pessoas. A doação é um gesto de amor e que transforma vidas.

 

Soraya Lustosa
DRT 10213-DF
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF
61. 3403-5496/5596
Compartilhe