Transparência
Dia Mundial do Coração - alimentação equilibrada e exercícios físicos ajudam a prevenir doenças cardiovasculares

Dia Mundial do Coração - alimentação equilibrada e exercícios físicos ajudam a prevenir doenças cardiovasculares

Brasília-DF, 29/06/2016 – Hoje é comemorado em todo o mundo o Dia do Coração. A data busca conscientizar a população dos riscos das doenças cardíacas e dos cuidados que se deve ter para manter o coração saudável. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil, sendo que as mais comuns são infarto, doença vascular periférica e acidente vascular cerebral (AVC).

Para se ter uma noção desse cenário, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), que é referência em cardiologia de alta complexidade no Centro-Oeste, já realizou quase 6 mil cirurgias cardiovasculares em pacientes do DF. Desse total, cerca de 20% dos procedimentos foram realizados em crianças. Por mês, o ICDF realiza cerca de 60 cirurgias cardiovasculares em pacientes adultos e pediátricos.

A radialista Gabriela Gonçalves mudou radicalmente seu estilo de vida há dois anos, depois de realizar uma cirurgia. Hoje, esportes e alimentação saudável fazem parte da rotina dela. “Agora eu vivo muito melhor. Depois da operação, eu passei a fazer exercício físico, passei a cuidar melhor do meu coração. Hoje eu faço corrida de rua, eu tô apaixonada por corrida de rua”, conta ela. “Eu mudei a minha forma de me alimentar. Faço acompanhamento nutricional, eu mesma faço a minha comida. É outra vida”, comemora Gabriela.

Para o diretor médico do ICDF, Rodrigo Biondi, muitas doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas se as pessoas cuidassem melhor do corpo. “Boa parte da população brasileira tem hipertensão arterial. Nós sabemos que o sal contribui bastante para isso e mesmo assim ainda é consumido em excesso. Precisamos nos reeducar e ter consciência de que os alimentos, para o bem ou para o mau, impactam diretamente na nossa vida”, explica. “Nós somos os responsáveis pela nossa qualidade de vida. Se você quer viver mais e melhor, precisa comer da maneira correta e se exercitar”, pontua.
 
Tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, colesterol e sedentarismo são fatores que colocam em risco a saúde do corpo, principalmente a do coração. Praticar exercícios regularmente melhora a saúde física e mental e diminui as chances de doenças cardíacas. Além disso, ameniza os sintomas da depressão e reduz os níveis de ansiedade. 

 

Soraya Lustosa
DRT 10213-DF
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF
61. 3403-5496/5596
facebook.com/icdf.fuc
www.icdf.org.br
Compartilhe