ICDF lança Manual de Tratamento de Lesão de Pele
Nesta sexta-feira (14/05) ocorreu o lançamento da Manual de Tratamento de Lesão de Pele do Instituto de cardiologia. O evento contou com a presença da enfermeira Priscilla Leal Moreira, membro da equipe técnica da Gerência de Risco em Serviços de Saúde do DF- GERIS, participaram também o superintendente do ICDF, General Gislei de Oliveira, o Gerente Adjunto de Assistência, Enfermeiro Elvécio A. da Cunha, os supervisores de enfermagem, um enfermeiro e um técnico de enfermagem de cada unidade assistencial do ICDF.
A Lesão de pele é um dos principais eventos adversos nos hospitais, sendo considerada um problema de saúde pública. No Brasil a prevalência varia entre 27 a 39,4% em pacientes hospitalizados, sendo o terceiro evento adverso mais notificado, conforme o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
No entanto, é um evento considerado evitável. Assim, deve-se realizar os cuidados essenciais da pele, como banho, hidratação, alimentação rica em proteínas e outros nutrientes, fisioterapia motora, cuidados com fraldas e descompressão das proeminências ósseas, investimento em tecnologias de prevenção e principalmente treinamentos das equipes.
A presidente da Comissão de Lesão de Pele no ICDF, Enfermeira estomaterapeuta Selma Maria de Sousa juntamente com a vice-presidente, enfermeira Rayne Caitano Sousa, dedicaram-se à produção de um material técnico científico que se tornasse um aliado para a educação das equipes somando-se aos documentos de Higiene corporal e o Protocolo de Prevenção de Lesão de Pele do ICDF.
A enfermeira Selma lembrou que o tema é muito particular, uma vez que, após passar por um período de internação em UTI, sentiu a necessidade de, como profissional de enfermagem, dedicar-se ao assunto. Assim, acredita que o manual permitirá às equipes identificar nos pacientes os fatores de risco que podem contribuir para o aparecimento de lesões de pele reduzindo assim os riscos de infecção em feridas.
A vice-presidente da Comissão, Rayne Sousa destacou entre outros aspectos a importância de sensibilizar as equipes sobre o assunto, e com o manual, proporcionar conhecimento acerca do tema para a melhoria da qualidade da assistência no cuidado com a pele.
O Superintendente do ICDF, General Gislei de Oliveira, encerrou o evento destacando a importância do trabalho de criação do manual, que agora deverá tornar-se referência na orientação das equipes para o cuidado centrado no paciente.
Clique aqui e leia o Manual