Transparência
ICDF comemora mais um dia de “pega da medula”

ICDF comemora mais um dia de “pega da medula”

Brasília (DF), 21/05/2021 - A unidade de Transplante de Medula Óssea do ICDF, na última sexta-feira, 21, comemorou mais um dia de “pega da medula”. Foi a vez de celebrar a vida do paciente Wilson Gonçalves Nunes, 67 anos, que realizou o transplante de medula óssea autólogo, no dia 7 deste mês. 

A “pega da medula” é conhecida como o momento em que é detectada a recuperação da medula enxertada, com a sua função normalizada, ou seja, a produção de sangue no organismo. Extremamente especial para os pacientes de transplante de medula óssea, é também quando poderão receber alta médica. E, ainda, caracteriza mais um passo em direção à cura e um motivo extra para celebrar a vida.

O Transplante de Medula Óssea (TMO) consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma saudável. No procedimento do tipo autólogo, que foi o caso do Wilson, o próprio paciente é o doador.  O mesmo completa as sessões iniciais de quimioterapia e, em seguida, suas células mãe da medula óssea são coletadas e armazenadas. Depois disso, o paciente ainda realiza a quimioterapia intensiva a fim de eliminar células doentes e transfundir a medula óssea.

O momento em que, finalmente, é confirmada a recuperação da medula enxertada, ratifica o sucesso real do transplante, ganhando um significado especial que beira o renascimento. Muitos consideram que é a data de um segundo aniversário. E assim foi para mais esse paciente do ICDF.

Wilson é o terceiro paciente submetido a esse tipo de transplante no Instituto e o número 310 de transplante de medula óssea do tipo autólogo, realizado no hospital desde a criação do programa, em 2012.

“Estamos muito contentes com a retomada nos atendimentos no programa de Transplante de Medula Óssea (TMO) e ainda mais felizes porque deu tudo certo com o Sr. Wilson. Por isso, não poderíamos deixar de fazer um ato simbólico para celebrar o começo de uma nova vida para ele”, disse o enfermeiro do transplante, Lucas Silva.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 

imprensa@icdf.org.br

Telefone: (61) 3403-5496

Compartilhe