Transparência
ICDF participa de evento virtual sobre segurança do Paciente

ICDF participa de evento virtual sobre segurança do Paciente

O grupo de supervisores do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) reuniu-se nesta manha (25/01) no auditório principal do instituto para participar de palestra e discussão promovida pelo Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis). O evento apresentou e discutiu a experiência do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

webinar (site de seminários on line) abordou o tema do Disclosure (Abertura de Informações), apresentando a experiência do HIAE na aplicação dessa abordagem frente à ocorrência de eventos adversos no cuidado de saúde. Nesse sentido, o ICDF que desde maio/2014 desenvolve e estimula os trabalhos do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), viu no evento uma oportunidade de estimular e disseminar cada vez mais em suas equipes o trabalho de conscientização e adesão ao programa desenvolvido pelo no ICDF, a partir da experiência vivida no HIAE.

Segundo a American Medical Association a abertura ampla de informações sobre a ocorrência de um evento adverso no cuidado de saúde pode ser definida como a comunicação entre um ou mais profissionais de saúde e um paciente, família ou pessoas próximas, em que se reconhece a existência do erro, discute-se o que aconteceu e os links entre os erros e os resultados inesperados, e é explicado o que será feito para evitar a recorrência desses eventos adversos.

Para a Superintendente do ICDF, Dra. Núbia Vieira, participar de eventos como este, é extremamente importância, pois aumenta a adesão das equipes ao trabalho desenvolvido no NSP. “É muito gratificante a participação de todos neste processo”.

A equipe do ICDF participou da etapa de perguntas (Chat) do evento, entre as dúvidas estava à importância dos médicos reconhecerem suas falhas e trabalharem para diminuir situações de eventos adversos no hospital agindo com honestidade, integridade e transmitindo confiança para o paciente.

Para Suanny Monteiro, enfermeira e um dos membros do Núcleo de Segurança do Paciente do ICDF, o evento é de fundamental importância e necessário de ser abordado. "Aqui no ICDF, temos o apoio da Superintendência e Diretoria Médica e isso nos ajuda a implantar os processos, inclusive, nosso maior desafio é retirar daqui da Instituição a Cultura Reativa, onde profissionais tem receio de reportar eventos."

  

Luciana Mendonça

Assessoria de Comunicação

Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF

61. 3403-5496/5596

www.icdf.org.br 

Compartilhe