Transparência
Número de transplantes realizados pelo ICDF cresce 20% em 2015

Número de transplantes realizados pelo ICDF cresce 20% em 2015

O número de transplantes realizados pelo Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) obteve um crescimento expressivo em 2015. Ao todo, foram realizadas 35 cirurgias a mais em relação ao ano de 2014, totalizando um aumento de 20%. De 2009 até agora, o ICDF foi responsável pela realização de 554 transplantes e, com isso, vem se consolidando como referência nacional em procedimentos dessa natureza.
 
Os transplantes de fígado (55) e medula óssea (TMO Autólogo – 40 – TMO Alogênico Aparentado – 9 – e TMO Alogênico Não Aparentado – 4 –) foram os procedimentos mais realizados pelo Instituto no ano passado. Logo depois foram os transplantes de rim (37), córnea (35) e coração (30). A captação externa de órgãos de doadores de outros estados realizada pelo ICDF também obteve destaque em 2015. Ao todo, foram realizadas 21 captações de fígado e 12 de coração.
 
Um dos fatores que contribuíram para o aumento do número de transplantes está relacionado à conscientização da importância de doação de órgãos. Hoje, há uma preocupação maior por parte da população no que diz respeito à doação, pois, para centenas de pacientes, o transplante é a única forma de salvar suas vidas.
 
As equipes médicas do ICDF ganharam ainda mais destaque no país no ano de 2015. No ranking nacional, por exemplo, o setor responsável pelos transplantes de coração passou a ocupar a quarta posição em uma tabela com 30 equipes brasileiras. O empenho e a dedicação dos profissionais do Instituto contribuíram significativamente para essa conquista.
 
O fortalecimento das parcerias entre o ICDF, as companhias aéreas comerciais brasileiras e órgãos governamentais, como a Secretaria de Estado do Distrito Federal, o Ministério da Saúde, o Corpo de Bombeiros, o SAMU, a FAB, a PMDF, o DETRAN e o DER tem contribuído na logística de captação, o que viabiliza a qualidade do procedimento de transplantes. O objetivo central é o de aumentar a quantidade de transplantes realizados pelo ICDF, diminuir o tempo para captação de órgãos e o tempo de espera em fila por órgão compatível.
 
Saiba mais
 
Os pacientes com indicação de transplante de coração, fígado, rim, córnea e medula óssea (seja alogênico ou autólogo) que têm interesse em serem acompanhados pela equipe do ICDF ou buscam mais informações sobre o Programa de Transplantes do Instituto devem agendar uma consulta por meio do telefone (61) 0800-644-1044 (das 8h às 17h) ou do correio eletrônico: transplanteicdf@icdf.org.br.
 
Soraya Lustosa
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF
61. 3403-5496/5596
www.icdf.org.br
Compartilhe