Transparência
ICDF realiza 1º transplante de rim intervivos

ICDF realiza 1º transplante de rim intervivos

ICDF realiza 1º transplante de rim intervivos

 

Na manhã deste sábado (31/08) uma equipe composta por 12 profissionais do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) realizou o primeiro transplante de rim intervivos da instituição. O procedimento aconteceu sem intercorrências e durou cerca de 7 horas, contando o tempo de cirurgia de captação e do transplante.

O paciente receptor, 38 anos, após consulta com nefrologista do hospital, foi constatado um estágio avançado de insuficiência renal crônica e listado para transplante de renal, e a família optou pelo transplante intervivos.

O transplante intervivos, como é chamado, acontece com a doação do órgão de alguém da família do paciente. Por lei, é considerado familiar: pais, irmãos, filhos, avós, tios, primos de primeiro grau e cônjuges, que por isso, podem ser doadores. Os que não forem parentes só podem doar em condições especiais, após liberação judicial conforme lei vigente. 

Os pacientes, doador e receptor, recuperam-se bem da cirurgia. Há previsão de alta hospitalar para o doador em dois dias pós-cirúrgico, e paciente receptor sete dias pós-cirúrgico, desde que mantenha a boa evolução clínica.

NÚMEROS – Apenas no primeiro semestre desde ano,o ICDF já realizou 17 transplantes de coração, 24 transplantes de Fígado. Agora, a Unidade de Transplantes da instituição celebra o inicio das atividades dos transplantes renais e busca cada vez mais trabalhar para diminuir o tempo nas filas por espera de órgãos.

Atualmente, o ICDF está credenciado pelo Ministério de Saúde e Secretária de Saúde do DF à realizar transplantes cardíacos, hepático, pulmonar, renal, córnea e medula óssea. A Unidade de transplantes da Instituição atende pacientes (Sus e convênios) com indicação para transplantes de todas essas especialidades. Para isso o paciente ou familiar deve agendar uma consulta, pelo telefone (61) 3403-5485 das 8h às 17h, ou através do correio eletrônico: transplanteicdf@icdf.org.br.

Na consulta, o paciente deverá ter em mãos os seus documentos pessoais; o relatório de encaminhamento de um médico, todos os exames já realizados; Cartão Nacional do SUS e/ ou cartão do convênio e um acompanhante, de preferência familiar.

 

 

Anna Virgínia Souza

Assessoria de Imprensa do ICDF
(61)3403-5496 ou (61)9197-1565
imprensa@icdf.org.br

Compartilhe