Transparência
DF mantém liderança nacional em transplantes de coração por milhão de habitantes

DF mantém liderança nacional em transplantes de coração por milhão de habitantes

ICDF realizou 17 transplantes de coração no 1º Semestre de 2013

 

Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) realizou 17 transplantes de coração e 24 de fígado no primeiro semestre de 2013.

Com esses números, o DF se mantém como líder nacional no total de transplantes de coração realizados por milhão de habitantes com 13,2 procedimentos, e em segundo lugar no ranking nacional por número absoluto. Neste caso, o DF está atrás apenas do estado de São Paulo, que possui 13 hospitais credenciados para realizar esse tipo de transplante, com 52 procedimentos realizados de janeiro a junho deste ano. Vale destacar, que no DF o Instituto de Cardiologia é única instituição credenciada para realizar esse procedimento.

Em comparação ao mesmo período do ano anterior (2012), quando o ICDF realizou 10 transplantes de coração e 15 de fígado, é possível perceber o crescimento do total de procedimentos realizados pela Unidade de Transplantes da instituição. Crescimento que é resultado da melhor organização e coordenação da equipe da unidade de transplantes do ICDF em sinergia com a Central Nacional de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) e a Secretária de saúde do DF, para aumentar as doações e melhorar a captação de órgãos.

Números históricos

Dia 18 de julho, o Instituto de Cardiologia do ICDF realizou o 18º transplante de coração desde ano (2013). O número é o mesmo que o total realizado em todo ano de 2012, o que demonstra que, mais uma vez, o Instituto de Cardiologia do DF irá superar a marca de procedimentos realizados no ano anterior, e bater mais um recorde histórico de transplantes cardíacos realizados no DF.

Transplantes de fígado

O ICDF está credenciado para realizar transplantes de fígado desde 2012, e de janeiro à junho desse ano realizou 24 procedimentos, dos 26 contabilizados no DF, o que representa que o ICDF realizou mais de 90% dos transplantes hepáticos do DF.

Além disso, esse número contabilizado (26 transplantes de fígado) mantém o DF como segundo colocado no ranking nacional de procedimentos realizados por milhão de habitante no período, com 20,2 procedimentos realizados.

Se compararmos ao mesmo período do ano anterior, quando o DF estava em quinto lugar no ranking com 8 procedimentos realizados, fica ainda mais fácil perceber o crescimento que o DF quando se trata de transplantes.   

Em quase dois anos de funcionamento do programa de transplante de Fígado do ICDF, já foram realizados mais 50 procedimentos com alta taxa de sobrevida dos pacientes possibilitando uma maior rotatividade na fila de espera este órgão no DF.

Neste contexto, oICDF celebra o sucesso dos transplantes de órgãos no DF e busca cada vez mais trabalhar para diminuir o tempo nas filas por espera de órgãos.

 

Mais informações para a imprensa:


Anna Virgínia Souza

Assessoria de Imprensa do ICDF
(61)3403-5496 ou (61)9197-1565
imprensa@icdf.org.br

Compartilhe