Transparência
ICDF REALIZA 100º TRANSPLANTE CARDIÁCO

ICDF REALIZA 100º TRANSPLANTE CARDIÁCO

A Unidade de Transplantes do Instituto de Cardiologia Distrito Federal (ICDF) viveu neste fim de semana, um momento histórico, a equipe de Transplante Cardíaco da instituição chegou ao número de 100 transplantes cardíacos realizados. Atualmente, o ICDF é o único hospital no Distrito Federal que realiza este tipo de procedimento, e durante três (03) anos consecutivos segue como líder nacional em transplantes cardíacos realizados por milhão de habilitantes (Segundo dados da ABTO – Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos).

Após dois meses de espera por um órgão compatível, o paciente portador de cardiomiopatia dilatada (criança H.A.R, 9 anos, sexo masculino),  recebeu a notícia de que havia um coração com patível. A cirurgia aconteceu na tarde deste domingo (17/05/2015) e transcorreu sem intercorrências. O procedimento durou cerca de 6 horas, e o paciente segue recuperando-se em UTI, mas sem previsão de alta.

 Desde 2007, a equipe comandada pelo cirurgião, Dr. Fernando Atik, (coordenador da Unidade de Transplantes ICDF) é reconhecida por realizar transplantes cardíacos no DF. Entretanto, o trabalho da equipe consolidou-se nos últimos anos, sob a gestão da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), e com apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do DF, a Unidade de Transplantes se fortaleceu e desenvolveu um trabalho que vem crescendo ano a ano (conforme tabela abaixo). Do número total, quinze (15) procedimentos realizados foram cardio-pediátricos, como no caso de H.A.R.

 

Transplantes Cardíacos

Realizados

Ano

Total

2009

6

2010

3

2011

9

2012

18

 2013

29

2014

25

2015

10

Total 100

 

Dados consolidados até  18 de maio de 2015

Para a superintendente do ICDF, Dra. Núbia Vieira, é importante ressaltar que são muitos os envolvidos na Unidade de Transplantes, por ser este, um procedimento muito complexo que exige coordenação de múltiplas equipes. A médica parabenizou as equipe pelo trabalho desenvolvido e afirmou que “Cada componente é importante no processo e no resultado final alcançado, não somente no programa de transplante cardíaco, mas em toda Unidade de Transplantes e no Instituto”. 

A Superintendente lembrou que ainda há muito a ser feito e que devemos aprender e aperfeiçoar cada vez mais o trabalho realizado para atingirmos nossa missão, que é prestar assistência de excelência em saúde cardiovascular e transplantes, promovendo atendimento humanizado, segurança do paciente e colaboradores, produção e disseminação do conhecimento científico e inovação tecnológica.

A instituição continua investindo na Unidade de Transplantes do ICDF, que nos últimos anos, passou a ser o único Centro multitransplantador da região Centro-Oeste realizando procedimentos de: coração, fígado, rim, córnea e medula óssea alogênico aparentado e Alogênico não aparentado, e medula óssea autólogo), para diminuir o tempo de espera por transplantes de órgãos não somente no DF, mas em todo país.

Serviço:

Os pacientes com indicação de transplante de Coração, fígado, Pulmão, Rim, Córnea e Medula Óssea (seja alogênico ou autólogo) que tem interesse em ser acompanhado pela equipe do ICDF, ou buscam mais informações sobre o Programa de Transplantes do Instituto, devem agendar uma consulta através do telefone (61) 0800-644-1044 das 8h às 17h ou do correio eletrônico para transplanteicdf@icdf.org.br.

Mais informações para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do ICDF

(61)3403-5496 ou (61)9197-1565

imprensa@icdf.org.br

Compartilhe