Transparência
ICTDF recebe equipamentos para renovação do parque tecnológico

ICTDF recebe equipamentos para renovação do parque tecnológico

Esforços da gestão na captação de recursos têm permitido entregas importantes para qualificação dos serviços do Instituto

 

Por meio de um esforço conjunto da Superintendência junto às equipes do Núcleo de Orçamento, Engenharia Clínica, Contratos e Gerência de Assessoramento, o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) está conseguindo a destinação de várias emendas visando o custeio do hospital e a estruturação e renovação de seu parque tecnológico.

Conforme explica o gerente de Orçamento, Jorge Bruno de Souza, a captação de recursos tem gerado frutos e, desde o final do ano passado, diversos equipamentos adquiridos através dessas destinações estão sendo recebidos.

“Temos trabalhado de forma bastante intensa para captar recursos e o recebimento desses equipamentos é a prova de que o esforço tem trazido resultados bastante expressivos. Atualmente, da lista de 37 objetos - contabilizando 165 itens - que já estão em processo de execução, liberação de recursos ou empenhados, recebemos 37 equipamentos e aguardamos a chegada de outros dois nos próximos dias”, salienta Jorge explicando que entre os aparelhos recebidos estão o Sistema de Anestesia para ressonância magnética, ressonância magnética nuclear e para procedimentos cirúrgicos; Digitalizadora radiológica; Monitores multiparâmetros e Eletrocardiógrafos.

De acordo com a superintendente do ICTDF, Valda César, para esse ano, a equipe já trabalha com o Plano de Captação de Recursos fazendo o levantamento das necessidades de todas as áreas conforme identificação e propostas de projetos dos gestores da instituição.

“Além disso, estamos mapeando todos os parlamentares do Distrito Federal (Federais e Distritais) e as frentes de saúde (transplantes e Santas Casas), Comissão de Seguridade Social e bancada do Distrito Federal visando a estruturação e o abastecimento do ICTDF. De posse desses dados, faremos as captações com o direcionamento adequado para atender nossos gargalos”, destaca Valda.

MAIS AGILIDADE – Um dos itens recebidos nesta semana é a Digitalizadora Radiológica. O engenheiro clínico do ICTDF, Renato Machado de Aquino, explica que o aparelho terá um grande impacto no atendimento.

“Esse equipamento promoverá maior agilidade e produção nos exames de raio-x, possibilitando diagnósticos mais rápidos que irão colaborar nas tomadas de decisão quanto aos tratamentos. O novo aparelho substituirá o que vinha sendo utilizado anteriormente, mas que já foi descontinuado pelo fabricante e contava com custo elevado de manutenção”, aponta Renato.

Compartilhe