Janeiro Branco é tema de ação no ICTDF
Mês que faz alusão aos cuidados com a saúde mental está sendo abordado pela equipe do SESMT
Na última sexta-feira, 07, os colaboradores do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) participaram de um momento promovido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) com intuito de falar sobre a importância de se manter mentalmente saudável.
Conforme explicou o coordenador do SESMT, Carlos Vaz, a gestão do Instituto entende que, para que se ofereça um serviço de qualidade para a população é preciso que os colaboradores estejam bem estruturados emocionalmente.
“Aproveitando o gancho do Janeiro Branco, oferecemos esse momento de orientações com o intuito de debater o tema para que os colaboradores se sintam acolhidos e cuidados da mesma forma que cuidam de quem chega até aqui”, destacou Carlos.
A psicóloga Maíra Amaral, responsável pelo momento de orientação destacou a importância da ação.
“O objetivo da roda de conversa sobre Janeiro Branco foi fomentar nos colaboradores do ICTDF práticas subjetivas de autocuidado individuais e coletivas que possam ser realizadas no ambiente de trabalho e na vida pessoal”, enfatizou.
Para a enfermeira da UTI Adulto, Carminha, o momento é importante para os colaboradores que atuam na área da saúde.
“A gente não quer só cuidar, precisamos ser cuidados e ouvidos também. Assim como quem atendemos, passamos por situações difíceis dentro e fora do ambiente hospitalar e, por isso, esse momento é bastante importante para nós”, declarou Carminha.
As ações do Janeiro Branco devem continuar nas próximas semanas trazendo à luz temáticas voltadas à saúde mental. Fique atento aos comunicados.
A CAMPANHA - O Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014 que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. O mês de janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano. A campanha foi criada por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, e busca incentivar as pessoas a mudarem suas vidas e buscarem o que as faz felizes.
Fonte: Wikipédia