Transparência
ICTDF recebe novos equipamentos para anestesia e transplante de medula óssea

ICTDF recebe novos equipamentos para anestesia e transplante de medula óssea

Aparelhos serão instalados no final de semana e equipes receberão treinamentos na próxima semana

O Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) está iniciando o ano com o pé direito. Através de emendas parlamentares dos deputados federais Bia Kicis e Julio Cesar Ribeiro, equipamentos para qualificar os serviços prestados pela instituição foram recebidos nos primeiros dias de janeiro e serão instalados nesse final de semana.

Conforme explica o engenheiro clínico do ICTDF, Renato Machado de Aquino, os novos aparelhos para o Sistema de Anestesia, também conhecidos por Estação de Anestesia, auxiliarão em várias áreas.

“Recebemos quatro dispositivos para reposição de outros equipamentos que foram descontinuados pelo fabricante e estavam parados com defeito. Com isso, será possível a sedação em exames e maior segurança dos procedimentos cirúrgicos o que viabilizará um aumento em nossa produção a fim de que possamos responder às necessidades da sociedade”, destaca Renato explicando que dois equipamentos, chamados convencionais, serão direcionados para o Centro Cirúrgico e Hemodinâmica, e outros dois, com blindagem específica, serão instalados no setor de Imagem, onde são realizadas as ressonâncias magnéticas.

MAIS INVESTIMENTOS - O engenheiro clínico conta também que nessa semana chegou o equipamento denominado Spectra Optia.

Adquirido com recursos próprios, o sistema consiste em uma plataforma de aférese terapêutica, processamento celular e coleta de células que permite que os operadores gastem mais tempo concentrando-se no cuidado do paciente.

O sistema utiliza tecnologia de centrifugação de fluxo contínuo e detecção óptica, o que proporciona aos operadores a capacidade de realizar uma ampla variedade de procedimentos de aférese em uma única plataforma.

“Essa é uma nova tecnologia que vem em substituição à uma máquina antiga que também fora descontinuada pela fabricante e tornará possível o transplante de medula óssea com mais segurança e eficácia aqui no ICTDF”, apontou Renato.

Compartilhe