Transparência
Conselho de Saúde do DF visita o Instituto

Conselho de Saúde do DF visita o Instituto

Grupo de trabalho responsável pelo acompanhamento do ICTDF junto ao órgão deliberativo conheceu o serviço e visitou a estrutura da instituição

Nesta sexta-feira, 07, o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) recebeu representantes do Conselho de Saúde para uma visita em suas instalações a fim de que o grupo conhecesse os serviços prestados pela instituição.

O coordenador do grupo de trabalho responsável pelo ICTDF junto ao órgão deliberativo, Rubens Bias Pinto, conheceu os números relacionados à prestação de atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou que o órgão fará os encaminhamentos pertinentes junto ao Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Saúde (SES/DF).

“O nosso papel é garantir que os atendimentos cardíacos e de transplantes sejam prestados de forma qualificada para a população e agora, inteirados dos serviços e da estrutura disponível no ICTDF, faremos os apontamentos a fim de que possamos ampliar as entregas para os usuários do SUS”, reforçou.

Quem também esteve na visita foi Karla Carvalhal, do Observatório Social de Brasília. A consultora, que atua junto ao Conselho de Saúde, destacou a necessidade de adequações para que o Instituto qualifique seus serviços.

“Não há dúvidas sobre a qualidade dos profissionais e o amor com que prestam os serviços aqui. Contudo, certamente há pontos que precisam ser melhorados para que o trabalho possa ser desenvolvido de forma perene e que atenda às necessidades da população distrital”, acentuou.

A superintendente do Instituto, Valda César, evidenciou a importância da visita do órgão, já que atua com a missão de deliberar, fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde. 

“É extremamente importante que tenhamos essa possibilidade de apresentar nossos serviços para entidades que estão à frente da aprovação e acompanhamento de orçamentos voltados para a área da saúde. Dessa forma, podemos demonstrar nossas necessidades e, também, a importância que temos para o atendimento complementar no DF”, ressaltou Valda.

Além dos representantes do Conselho que estiveram acompanhados por Maria Faria, os pacientes transplantados de fígado, Robério e Maria Alice, também acompanharam a visita e falaram sobre suas relações com o ICTDF onde fazem seu acompanhamento médico. Do ICTDF, participaram o coordenador multiprofissional, Elvécio Cunha; a consultora externa, Consuelo Sabiá; o diretor clínico, José Humberto Gebrim; a enfermeira da UTI, Maria Ducarmo Barros, e a gerente geral de Assistência Adjunta, Lígia Mazzini.

Compartilhe