Transparência
ICTDF tem recorde de inscritos para a prova de residência médica que acontece no domingo

ICTDF tem recorde de inscritos para a prova de residência médica que acontece no domingo

Exames serão aplicados para 144 candidatos na Unieuro, em Águas Claras

 

No próximo domingo, 5, serão realizadas as provas de residência médica do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF). Os exames serão aplicados para os 144 inscritos, de 9h às 12h e de 14h30 às 17h30, na Unieuro, em Águas Claras.

Esse ano, o programa de residência médica do ICTDF, que está credenciado pelo Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC) desde 2014, têm 23 vagas divididas entre as especialidades de cirurgia cardiovascular, medicina intensiva, cardiologia clínica, cardiologia intervencionista/hemodinâmica, ecocardiografia e cardiologia pediátrica.

A supervisora de Ensino, Pesquisa e Inovação do ICTDF, Klícia Barbosa Bezerra Matioli, destaca que os programas de residência são uma das formas de especialização que mais agrega a formação de profissionais médicos e da área de saúde.

“A união de teoria e prática que a residência possibilita formar profissionais especializados nas áreas de atuação, com pensamento crítico e reflexivo e atuantes na qualidade e segurança da assistência aos pacientes já que conhecem de forma mais expressiva o funcionamento de uma unidade de saúde”, afirma.

Klícia pontua que o programa já formou 81 residentes e conta com mais 20 em formação nas especialidades de Cardiologia Clínica, Cirurgia Cardiovascular, Ecocardiografia, Cardiologia Pediátrica, Cardiologia Intervencionista/Hemodinâmica e Medicina Intensiva.

“Agora, com a incorporação da área de transplantes de forma mais expressiva em nossa marca, a ideia é que, em um futuro próximo, ofereçamos residências em outras áreas também”, projeta a supervisora.

 

RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM - Para 9 de janeiro está previsto o processo seletivo para a residência em enfermagem em cardiologia e hemodinâmica. Nessa edição, são 110 candidatos que disputam cinco vagas. Autorizado pelo Conselho Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) em 2015, o programa já formou 14 enfermeiros especialistas, sendo que, atualmente mais cinco estão em formação.

 

O PROGRAMA - Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista

Fonte:  Portal do Ministério da Educação

Compartilhe