Transparência
Comitiva do ICTDF defende atuação do Instituto na CLDF

Comitiva do ICTDF defende atuação do Instituto na CLDF

Grupo composto por pacientes e profissionais participou de audiência pública da Comissão Geral

 

Na tarde dessa quinta-feira, 25, uma comitiva formada por pacientes e profissionais que atuam no Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) participou de audiência pública, na Comissão Geral, a convite do deputado distrital, Jorge Vianna.

Durante a programação, gestores e profissionais explicaram o serviço desenvolvido pelo Instituto ao longo de sua trajetória de quase 14 anos, surpreendendo e emocionando os participantes pelo alto padrão dos atendimentos oferecidos.

“Muita gente desconhece a complexidade e a qualidade dos serviços do Instituto, por isso, entendemos que é de grande relevância trazer esse assunto para cá  já que se trata de uma instituição filantrópica em que mais de 90% dos atendimentos são de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Jorge Vianna.

Em sua fala, o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, destacou a atuação do Instituto na saúde complementar do Distrito Federal.

“Por conhecer profundamente o Instituto, sei que merece ser ainda mais qualificado para que tenha vida longa e possa continuar auxiliando no SUS do DF”, afirmou o general que também salientou que tratativas, em prol de uma casa nova para comportar a estrutura de atendimento e serviços do ICTDF, já estão em andamento e devem prosperar em breve.

Para a superintendente do ICTDF, Valda César, a oportunidade de falar dos desafios superados e do trabalho que vem sendo realizado na instituição é uma prova de que o caminho que está sendo trilhado trará ainda mais frutos.

“Certamente a transparência com a qual estamos trabalhando é que nos permitiu ter esse espaço para apresentar o nosso serviço. E hoje, depois de grandes dificuldades enfrentadas no último ano, estamos nessa casa com o intuito de, além de pedir apoio para que consigamos seguir desenvolvendo um atendimento de excelência, também, falar de tudo o que já foi feito até aqui e que compõem a linda história do Instituto do DF”, declarou a gestora.   

Ao longo do encontro, depoimentos de médicos, enfermeiros e pacientes do ICTDF demonstraram, como destacou o deputado, a irmandade que é o Instituto. Além disso, falas do deputado distrital, Guarda Jânio, do superintendente do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, Rogério Dalfollo Pires, e  da coordenadora geral da Atenção Especializada do Ministério da Saúde (MS), Ana Patrícia De Paula, destacaram a importância do Instituto de Cardiologia e Transplantes para a população do DF e região.

APOIO - Também estiveram presentes, o secretário executivo de Relações Parlamentares, Maurício Carvalho, diretor secretário do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, Gustavo Lopes de Lima, chefe de Divisão Técnica da Fundação Hemocentro, Alexandre Nonino, diretora do Complexo Regulador do DF, Joseane Vasconcellos, diretora da Central Estadual de Transplantes, Camila Hirata Almeira, assessora técnica da Central de Transplantes do DF, Daniela Salomão.

Além da coordenadora substituta da coordenadora geral do Sistema Nacional de Transplantes, Patrícia dos Santos, conselheira suplente do Conselho de Saúde do DF, Melina Manrique, defensor Público do DF, Ramiro Sant'Ana, diretora de Projetos do Observatório Social de Brasília, Karla Carvalho, diretora do Conselho de Saúde do DF, Christiane de Brito, e os conselheiros do Conselho de Saúde do DF, Fátima Rôla, Rubens Pinto e Raimundo Nonato Lima.

Compartilhe