Transparência
Parceria ICDF e UCB- Brasília amplia potencial de cirurgia cardíaca

Parceria ICDF e UCB- Brasília amplia potencial de cirurgia cardíaca

A Universidade Católica de Brasília (UCB) e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) firmaram acordo de cooperação que representará aumento da qualidade da formação de profissionais de saúde e de atendimento à comunidade nas cirurgias de alta complexidade cardiovascular. O termo de cooperação será assinado pelo reitor da UCB, professor Dr. Afonso Galvão, e pelo superintendente do ICDF, Dr. João Gabbardo, na terça-feira, dia 3 de dezembro, às 10h30, na Universidade Católica de Brasília, Campus I (em Taguatinga).

Com a cooperação UCB-ICDF, a sociedade terá o serviço oferecido pelo Instituto na área cardiovascular otimizado. Espera-se com a parceria, que o Instituto de Cardiologia, que hoje realiza 85 cirurgiaspor mês, passe a realizar 160procedimentos, distribuindo os atendimentos entre a sede (localizada no Cruzeiro Novo-DF) e no novo hospital (Hospital Universitário da UCB), além de parcerias na área de ensino, pesquisa e especialização.

Cooperação UCB-ICDF

AUnião Brasilense de Educação e Cultura(UBEC), mantenedora da Universidade Católica de Brasília –UCB,  e a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), mantenedora do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal –ICDF, através do Termo de Colaboração ICDF-HUCB, passarão a fornecer um serviço em parceria na área de saúde. O Instituto de Cardiologia será responsável pela gestão do Hospital Universitário da Universidade Católica de Brasília (HUCB), enquanto a UCB ficará responsável pela área acadêmica das duas instituições.

 Desta forma, ICDF irá realizar obras no HUCB para dispor centro cirúrgico com 3 salas e  1 sala de hemodinâmica,  cerca de 20 leitos de UTI, no mínimo 30 leitos de internação, em que o instituto irá realizar as cirurgias cardiovasculares e torácica, com UTI e internação de apoio para atendimento dos pacientes. Eles serão atendidos pelo SUS, conforme contrato do ICDF com a Secretaria de Saúde do DF.

Em contrapartida, e com apoio da UCB, o ICDF poderá consolidar-se como um hospital de ensino, ampliando possibilidades de cursos de residência em suas instalações nas áreas relacionadas àcirurgia cardiovascular, anestesia e transplante. Segundo o termo assinado, os alunos da área de saúde da UCB também receberão autorização para realizar estágio supervisionado nas dependências do Instituto de Cardiologia do DF, seja na sede, ou nas áreas do HUCB que serão geridas pelo Instituto. 

Em termos práticos, os alunos dos cursos de Saúde (Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia e Odontologia) e de Medicina poderão ter contato com as rotinas de trabalho que envolvem medicina de alta complexidade cardiovascular e transplantes. “A cooperação e a presença dos alunos e docentes impulsiona o ICDF a aperfeiçoar processos internos de qualidade de atendimento”, explica João Gabbardo, superintendente do Instituto de Cardiologia.

Fábia Lassance, professora  e diretora do curso de Medicina da Universidade Católica, destaca que a parceria proporcionará aos alunos de medicina a possibilidade de vivenciar de forma integral as linhas de cuidado, ou seja,  os estudantes poderão ter contato não só com o atendimento primário e secundário, como também com atendimento de medicina de extrema complexidade tecnológica. “Essa parceria atende ao propósito de formar líderes para áreas de saúde”, comenta Lassance.

Reforma

Entre novembro e janeiro, o primeiro e segundo andar do Hospital da UCB estarão em reforma para abrigar as inovações advindas do termo de cooperação. Entre fevereiro e março tanto o HUCB quanto o IDCF estarão envolvidos em práticas relacionadas àcirurgia cardiovascular.

Com o termo de cooperação, o ICDF e HUCB poderão encaminhar proposta para  oferecer residência médica nas áreas de cirurgia cardiológica, anesteologia, transplantes clínicos e cirúrgicos e consolida a residência em cardiologia.

Pesquisa

Além de propiciar aos alunos de medicina e das áreas de saúde a possibilidade de ter contato com os processos de alta tecnologia desenvolvidos com expertise pelo ICDF, a cooperação UCB –ICDF cria a possibilidade de desenvolvimento de estudos e pesquisas em campos que envolvem a medicina, como as pesquisas desenvolvidas nas áreas de Farmácia e Biotecnologia da UCB.

A cooperação UCB-ICDF é ponta pé inicial para a concretização do conceito do parque tecnológico, que está em desenvolvimento na UCB e que envolverá outros setores, como o de informática.  De acordo com o reitor da Universidade Católica, o professor Dr. Afonso Galvão, o parque tecnológico é um conceito de agrupamento de áreas de alta tecnologia que se associam com empresas. “É a reunião da sociedade com o empreendedorismo, toda a comunidade se beneficia. Nosso parque tecnológico já tem incubadoras de empresas de tecnologia e, com a ampliação, novas incubadoras serão criadas”, declara.

Coletiva de Imprensa para lançamento da cooperação UCB-ICDF

Quando: Terça-feira, 3 de dezembro

Horário: Às 10h30

Local: Auditório do bloco M, da Universidade Católica de Brasília Campus I (QS 07, lote 01, EPCT – Taguatinga – DF)

 

 

 

Mais informações para a Imprensa

Anna Virgínia Assessora de Comunicação do ICDF
(61)3403-5496 ou (61)91971556
imprensa@icdf.org.br

Compartilhe