Transparência
Práticas assertivas de saúde marcam o II Fórum de Qualidade e Segurança do Paciente

Práticas assertivas de saúde marcam o II Fórum de Qualidade e Segurança do Paciente

Brasília – DF – O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) promove nesta quarta-feira (29) a segunda edição do Fórum de Qualidade e Segurança do Paciente. Profissionais de diversas área da saúde - como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem - participam do encontro, que objetiva apresentar novas perspectivas de segurança que envolvem pacientes, como a utilização do protocolo denominado Safety II.

Atualmente, o hospital adota o padrão Safety I, em que um erro é usado para corrigir fluxos e não gerar novas intercorrências. Todavia, a intenção é substituí-lo gradativamente pela segunda versão, pois esta última valoriza a ideia de segurança compartilhada baseada em acertos, valorizando condutas e ações positivas por parte das equipes assistenciais. Dessa forma, a advertência do erro é substituída pela valorização do acerto.

Na abertura do fórum, a superintendente do ICDF, Núbia Welerson Vieira, destacou que a segurança do paciente é um deve de todos que atuam em unidades de saúde, até mesmo dos que não trabalham diretamente na área assistencial. "Levar qualidade no atendimento ao paciente bem como ao acompanhante é uma missão nossa. Diariamente, fazemos o nosso melhor para que todos se sintam acolhidos e seguros, seja isso na admissão do paciente ou na prescrição de medicamentos", pontua Núbia.

O coordenador multiprofissional da instituição, Elvécio Adilson da Cunha, vê no evento uma oportunidade para que os profissionais troquem experiências e busquem informações atualizadas. "A rotina de quem atua na área de saúde é intensa, por isso aproveitar momentos como esse é fundamental para refletirmos acerca das nossas condutas a adquirirmos mais conhecimento. O que nós aprendemos em eventos assim, nós levamos pra dentro da unidade assistencial", explica o coordenador.

O evento é coordenado pelo Núcleo de Segurança do Paciente do ICDF. Cabe destacar que a instituição já adota as seis metas internacionais de segurança do paciente estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Além de cardiologia de alta complexidade, o hospital promove transplantes de órgãos e tecidos e é considerado referência nacional em excelência em saúde.

 

Soraya Lustosa
Jornalista (DRT 10213-DF)
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/5596
facebook.com/icdf.fuc
www.icdf.org.br
Compartilhe