Programa Nacional de Controle de Qualidade concede selo de excelência ao Laboratório Clínico do ICDF
Brasília-DF – 12/12/2017 – O Laboratório de Análises Clínicas do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) conquistou o selo de qualidade do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). O Laboratório obteve a certificação após uma série análises exigida pelo Programa, também conhecido como Ensaio de Proficiência. O PNCQ promove, entre outras ações, controle de qualidade externo, conforme determina a Resolução de Diretoria Colegiada Nº302/2005 da Anvisa.
Ao longo de um ano, o laboratório enviou "analitos" ao Programa para que todos fossem avaliados. Ao final, constatou-se que todas as amostras estavam dentro dos padrões exigidos, resultando na obtenção do selo. O laboratório deve assegurar a confiabilidade dos serviços executados por meio de, no mínimo, os controles interno e externo da qualidade. O PNCQ avalia, além das amostras enviadas, equipamentos usados no processo e conhecimento técnico das equipes.
Para a superintendente do Instituto de Cardiologia, Núbia Welerson Vieira, a obtenção do título demonstra o esforço e a dedicação da equipe do Laboratório do ICDF. "O selo de qualidade é a materialização do trabalho de todo o time do nosso laboratório. Buscamos fazer nosso trabalho sempre com excelência e agora nós começamos a colher esses frutos", pontua Núbia.
Em outubro deste ano, o Laboratório de Análises Clínicas do hospital completou dois anos. Antes, este serviço era realizado por empresa terceirizada. Atualmente, o setor é coordenado pela farmacêutica bioquímica Wanessa Cristina Alves Brito e conta com mais de 20 profissionais. Cabe destacar que os resultados de exames receberão a partir de agora a etiqueta de qualidade.