Transparência
Transplantes realizados pelo Instituto de Cardiologia transformam a vida da população do Distrito Federal

Transplantes realizados pelo Instituto de Cardiologia transformam a vida da população do Distrito Federal

Desde que chegou a Brasília, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), juntamente com a Secretaria de Saúde do DF, tem mudado a vida dos moradores da região. Conhecido por ser uma referência nacional em alta complexidade e transplantes, o ICDF já realizou, até o ano de 2016, 613 transplantes: 123 de coração; 201 de fígado; 2 de pulmão; 100 de rim; 83 de córnea; e 104 de medula óssea. Em um final de semana, os médicos do ICDF chegaram a transplantar sete órgãos em pacientes que estavam na fila de espera. Essa marca é inédita na história do Instituto e mostra os avanços adquiridos ao longo do tempo.

Entretanto, o que muitas pessoas não sabem, é que o Instituto de Cardiologia tem melhorado a qualidade de vida da população do DF em diversos aspectos e não apenas pela realização dos transplantes. Antes, por exemplo, um paciente que morava na região precisava se deslocar até outro estado para fazer todo o procedimento, que ia da avaliação inicial até as etapas pós-transplante. Agora, a situação é oposta e ele pode executar todas as fases do transplante sem sair de casa.

Para a superintende do ICDF, doutora Núbia Welerson Vieira, um dos principais benefícios de o ICDF realizar vários tipos de transplantes é a facilidade de deslocamento do paciente. “A maior importância de existir um centro especializado no Distrito Federal, como o Instituto de Cardiologia, é a possibilidade do paciente realizar o tratamento no conforto e aconchego da sua família, não tendo a necessidade de buscar esse tratamento em uma cidade distante. Isso também gerou uma economia de gastos para o paciente e o Distrito Federal, que agora não tem mais esse custo de deslocamento”, explica. “A parceria entre o Governo do Distrito Federal e o Instituto de Cardiologia tem gerado muitos benefícios para comunidade”, complementa.

 Os pacientes que realizaram transplantes no Instituto de Cardiologia comemoram suas vidas após o procedimento cirúrgico e consideram essencial o papel desempenhado pela instituição. Este é o caso de Sócrates Rosa Filgueiras, 48 anos. Ele realizou transplante de rins em 2014, depois fazer hemodiálise por 15 anos. “Agora que eu tô vivendo, na verdade, digo que agora retomei minha vida. É um novo recomeço”, comemora. “Sou grato a toda à equipe que fez isso por mim”, conta.

O ICDF está localizado junto ao Hospital das Forças Armadas – HFA, no Cruzeiro Novo. Hoje, o Instituto possui 146 leitos, quatro salas cirúrgicas, duas salas de hemodinâmica, ambulatório e emergência 24 horas. São realizadas em média 100 cirurgias por mês sendo que, em 2015, o Instituto realizou o primeiro transplante duplo do Distrito Federal.  O ICDF é o único hospital multitransplantador da Região Centro-Oeste de órgãos e tecidos. Atualmente, conta com um quadro de mais de mil colaboradores.

Saiba mais

O Instituto de Cardiologia do DF firmou parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB) e, desde 2013, passou a ser o gestor do hospital que era administrado pela universidade. A Unidade Taguatinga funciona como uma extensão do ICDF para atendimento em nível primário, que se dá por meio de consultas pré-agendadas pelo call center do ICDF. Ao todo, são oferecidas 11 especialidades no hospital. Há um projeto em andamento para a expansão da unidade, que levará mais assistência e saúde à população do DF.

O público alvo da instituição é a população do Distrito Federal e das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, portadoras de coronariopatias (infarto, angina etc.), cardiopatias congênitas, valvulopatias, arritmias cardíacas, entre outras doenças cardiológicas, além de pacientes com indicações de transplantes.

Serviço:

Os pacientes com indicação de transplante de coração, fígado, rim, pulmão, córnea e medula óssea (seja alogênico ou autólogo) que têm interesse em ser acompanhado pela equipe do ICDF ou buscam mais informações sobre o Programa de Transplantes do Instituto, devem agendar uma consulta através do telefone (61) 0800-644-1044 das 8h às 17h ou do correio eletrônico para transplanteicdf@icdf.org.br.

 

Soraya Lustosa
DRT 10213-DF
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF
61. 3403-5496/5596
www.icdf.org.br
Compartilhe