Transparência
Unidade de Transplantes do ICDF participa de evento para incentivar doação de órgãos e tecidos

Unidade de Transplantes do ICDF participa de evento para incentivar doação de órgãos e tecidos

A equipe da Unidade de Transplantes do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) participou, nessa terça-feira, 21, de programação promovida pela Central Estadual de Transplantes (CET) do Distrito Federal na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) para lembrar o Setembro Verde, mês que incentiva a doação de órgãos e tecidos.

Com a participação da coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Arlene Badoch, além de pacientes transplantados pelo ICDF, o evento debateu a importância de toda a rede estar alinhada com a captação de órgãos e tecidos seja possível e mais vidas sejam salvas.

“Apesar de equipes extremamente qualificadas para a captação e os procedimentos de transplante, atualmente, temos cerca de 40% de recusa na doação de órgãos no Brasil. Por isso, precisamos trabalhar com educação de profissionais que fazem o acolhimento de famílias para que tenhamos mais respostas positivas e possamos melhorar ainda mais o quadro de transplantes”, destacou a coordenadora.

Na ocasião, o secretário de saúde do Distrito Federal, General Manoel Pafiadache, destacou o compromisso da SES no fortalecimento da doação de órgãos e transplantes.

“A doação de órgãos e tecidos é prioridade para a Secretaria de Saúde do DF. O GDF já se projeta no cenário nacional em números de cirurgias realizadas e está acima da média nacional em transplantes realizados de coração, fígado, rim, córnea e medula óssea. O maior beneficiário disso é o paciente que aguarda na fila por um órgão”, informou o secretário.

O General salientou que “o ICDF trabalha com grande parte de sua capacidade instalada e tem um compromisso muito sério com o paciente, desde a procura e a captação do órgão, até a cirurgia e o pós-operatório”.

Para a superintendente do ICDF, Valda César, o nível de comprometimento tanto da SES, quanto dos novos gestores que têm se dedicado a melhorar os serviços prestados no Instituto fará toda a diferença na otimização das equipes, recursos e insumos para fazer com que o IC tenha uma projeção nacional ainda maior.

“O ICDF é centro de referência em transplante de coração para pacientes do Distrito Federal e de outros estados, principalmente das regiões Norte e Centro-Oeste. Somos os únicos credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer transplante de medula óssea autólogo (próprias células-tronco do paciente são removidas e utilizadas novamente após quimio e radioterapia) e alogênico (células vem de um doador externo). Além disso, também temos exclusividade no atendimento de pacientes pediátricos para transplantes cardíacos pela rede pública. Assim, com o apoio da SES, certamente teremos capacidade para fazer ainda mais pela população”, acentuou Valda.

 

Números do ICDF – Além de contar com uma equipe profissional qualificada, o Instituto de Cardiologia tem números bastante expressivos em relação aos transplantes de órgãos desde o início de seu funcionamento.

Os transplantes cardíacos, que tiveram seu início em 2007, somam, até o momento, 304. Na área das doenças hepáticas, desde 2012, foram 564 transplantes. Sendo que apenas neste ano, de janeiro até agora, foram 72 procedimentos realizados.

Nos segmentos de rins, medula óssea e córneas, que iniciaram em 2013, são 304, 462 e 237 transplantes, respectivamente. Em 2009, o ICDF realizou o primeiro transplante pediátrico e, de lá para cá, já são 56 entre crianças e adolescentes.

Por trás da trajetória na área de transplantes, que soma, atualmente, 1869 procedimentos, uma equipe, capitaneada pelo médico Fernando Atik, é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas que realizam um trabalho incansável sempre com o intuito de trazer o melhor atendimento à população.

Conheça mais detalhes sobre a Unidade de Transplantes do ICDF:

https://drive.google.com/file/d/1amZLMozc7TYAD30GWlmo37ZueYZ3yzRl/view?usp=sharing

Compartilhe