Transparência
Artigo - Alimentação aliada no combate à hipertensão

Artigo - Alimentação aliada no combate à hipertensão

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Hipertensão, a hipertensão arterial (HAS) é o principal fator de risco de mortalidade por doenças cardiovasculares. A pesquisa mais recente de Indicadores de Dados Básicos (IBD) revela que a prevalência de hipertensão na população brasileira é de 23,9% nos adultos, sendo 21% do total de homens e 26,3% das mulheres.

 

Dentre os fatores de risco mais importantes, encontram fatores não variáveis, como idade avançada, gênero, etnia, fatores socioeconômicos, histórico familiar. Contudo, há também fatores variáveis que englobam principalmente o estilo de vida inadequado da população em geral, como sedentarismo, consumo excessivo de sal, produtos industrializados e bebidas alcoólicas. Portanto, é de fundamental importância para prevenção e tratamento da HAS a mudança no estilo de vida, como adoção de dieta saudável, redução do peso, prática de atividade física e redução da ingestão de bebidas alcoólicas.

 

Vale ressaltar que além do controle na ingestão de sal, o estilo da alimentação é um importante aliado no tratamento não farmacológico da hipertensão arterial, já constado nas principais diretrizes de tratamento e prevenção da HAS.

 

A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), que foi desenvolvida através de estudos em que associam a qualidade da alimentação com os níveis de pressão arterial, e é hoje amplamente utilizada no sentido de fornecer um conjunto de alimentos saudáveis que consigam melhorar o controle da hipertensão arterial, através dessa intervenção nutricional. Este plano alimentar enfatiza o consumo de frutas, verduras, produtos lácteos desnatados, cereais integrais, peixe, aves e nozes, ao mesmo tempo em que incentiva um menor consumo de carne vermelha, doces e açúcares. Seu consumo resulta em aumento na ingestão de potássio, magnésio, cálcio e fibras, que também contribuem para redução dos níveis da pressão.

 

            No quadro ao lado você poderá observar alguns alimentos que ingeridos de forma equilibrada auxiliam os cuidados com a saúde de seu coração e poderão ser aliados no combate e controle a hipertensão, mas como já foi apontada a alimentação precisa ser equilibrada e unida a uma mudança de hábitos principalmente a prática de atividade física. Faça sempre o acompanhamento com médico especializado e cuide de sua saúde.

 

Folder de orientação (clique aqui)

 

Por Marcela Bravim (Supervisão Nutrição ICDF),  com adaptações.

Compartilhe