Transparência
Estudo feito por profissionais do ICDF é publicado em renomada revista internacional

Estudo feito por profissionais do ICDF é publicado em renomada revista internacional

Pesquisa trata da efetividade do uso da empaglifozina em pacientes com insuficiência cardíaca

Na última semana, foi publicado no New England Journal of Medicine – o periódico médico geral mais lido, citado e influente do mundo – um estudo que teve participação do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) conduzido pelo médico cardiologista, Carlos Nascimento, como investigador principal, e equipe composta por colaboradores da Pesquisa Clínica do Instituto.

Conforme explica Carlos, o estudo denominado EMPEROR-ICFEP vinha sendo bastante aguardado pela comunidade médica já que é voltado ao cuidado de pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP).

“A droga Empaglifozina foi incorporada recentemente ao tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER), porém, não sabíamos sua efetividade no cenário da ICFEP”, explicou Carlos.

Segundo o médico, até o momento, há poucas opções de tratamento para a condição, visto que os estudos relacionados à espironolactona, sacubitril e valsartana foram neutros em provar melhora nos desfechos combinados de internação por insuficiência cardíaca ou morte cardiovascular. 

“O estudo EMPEROR-ICFEP foi um estudo duplo-cego, controlado por placebo, que escolheu aleatoriamente 5.988 pacientes com ICFEP em que metade dos pacientes usaram a dose de 10mg de Empagliofozina e a outra metade usou placebo. Após um período de seguimento médio de 26,2 meses, houve uma redução de 21% no risco relativo de morte ou internação por insuficiência cardíaca com o uso da medicação”, destacou. 

“Agora é trabalhar para que esta medicação esteja disponível para todos, incluindo os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, acentuou Carlos Nascimento afirmando que a droga foi segura e os benefícios foram similares nos pacientes com ou sem diabetes tipo 2.

Para a superintendente do ICDF, Valda César, o destaque para o estudo realizado pelos profissionais do Instituto reitera os esforços empreendidos pela gestão no que se refere à área de pesquisa.

“É um grande orgulho ter o nome do Instituto vinculado à uma revista tão renomada. Isso demonstra a qualidade dos nossos profissionais e, também, do trabalho desenvolvido dentro do ICDF. Realmente é uma grande alegria colher esses frutos e um incentivo para o desenvolvimento de mais estudos na instituição.”, comemorou a superintendente.

A publicação do estudo pode ser acessada através dos links abaixo:

https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2107038 - em inglês

Compartilhe