Transparência
Profissionais do ICDF participam de Congresso Brasileiro de Transplantes

Profissionais do ICDF participam de Congresso Brasileiro de Transplantes

Equipe multidisciplinar, residência em enfermagem e médicos das equipes de transplantes encaminharam 11 trabalhos para apresentação

Na última semana, colaboradores da equipe multidisciplinar, residência em enfermagem e médicos das equipes de transplantes do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) participaram do XVII Congresso Brasileiro de Transplantes com o encaminhamento de 11 trabalhos.

Durante a programação, os médicos Tatiane Sampaio de Souza, André Luis Watanabe e Fernando Atik coordenaram os debates que tiveram como temas a captação e preparo de órgãos para transplantes, as implicações em relação à Covid-19, além de falas relacionadas a ideias de melhoria de número e resultado de transplantes no país.

A cirurgiã cardíaca e membro da equipe de transplantes cardíacos do ICDF, Tatiane Sampaio de Souza destacou que o congresso foi um momento para compartilhamento de conhecimentos relacionados ao transplante de órgãos, assim como uma ocasião para discussão entre as equipes multidisciplinares envolvidas no processo de doação de órgãos no Brasil.

“O tema central do congresso foi a qualidade e segurança na doação e transplante e serviu para a tratar sobre indicadores, metas, gestão e temas específicos relacionados à captação e implante de órgãos o que nos permite atualizar as ações desenvolvidas pelas equipes transplantadoras de todo o País”, apontou Tatiane que também é vice coordenadora da Comissão de Remoção e Preservação de Órgãos da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS - Atualmente, a lista de espera por doação de órgãos chega a 50 mil pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. De acordo com profissionais da saúde que trabalham com transplantes, a negativa de doação muitas vezes ocorre por desconhecimento ou por nunca terem falado sobre o assunto.

Também reduz devido aos doadores portarem doenças que inviabilizam a doação, como câncer com metástase, portadores de HIV e doenças infectocontagiosas.

É de suma importância que todos se informem sobre como funciona o processo de doações. Entre em contato com o ICDF e saiba mais: 3403-5400.

Compartilhe