Transparência
ICDF promove palestras para alertar colaboradores sobre o câncer de mama

ICDF promove palestras para alertar colaboradores sobre o câncer de mama

Dia mundial do câncer é celebrado nesta terça-feira, dia 19 de outubro

Em alusão ao Outubro Rosa, reconhecido mundialmente pelo apelo na luta contra o câncer de mama, diversas atividades estão sendo desenvolvidas no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).

Essa semana, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) trouxe até o IC a enfermeira que atua como docente na Unileya, Fernanda Jordão Formiga, e a profissional de enfermagem da Universidade Estácio de Sá, Thais Alfaia, para falar sobre o tema.

Fernanda, que foi acometida por um câncer de mama no último ano, contou sobre sua experiência e falou sobre a importância de as pessoas conhecerem tanto sobre prevenção quanto sobre a legislação a respeito do tema.

“A ideia das palestras sobre o câncer de mama não é apenas para falar de prevenção, que é super importante e deve ter a atenção de todos. Mas, também, das políticas públicas e dos direitos de mulheres que passam por essa doença e, muitas vezes, sem condições para tratamentos e remédios, acabam não conseguindo lutar”, explicou Fernanda.

Durante suas falas, tanto Fernanda, quanto Thais, destacaram a importância dos diagnósticos precoces e dos cuidados com a saúde.

“Apesar do que muitos pensam, nem todos os tipos de câncer são apenas hereditários. Os fatores externos influenciam muito. Por isso, é importante ter bons hábitos e cuidar da saúde durante todo o ano”, enfatizou a docente da Unileya.

Para a analista do financeiro do ICDF, Erica de Souza, a conversa sobre o tema foi bastante esclarecedora.

“Via de regra, as pessoas têm alguém na família ou conhecem alguém que enfrentou ou está enfrentando um câncer, seja de mama, ou outro. Por isso, considero muito importante participar dessas programações para que possamos ficar atentas aos nossos corpos e, também, alertar as pessoas próximas”, avaliou a colaboradora.

OS NÚMEROS DO CÂNCER - Estimativas mostram a ocorrência de 625 mil casos novos de câncer a cada ano no Brasil. Desses, 66 mil são cânceres de mama.  Ocorrem anualmente no mundo cerca de 2,1 milhões de cânceres de mama, o que representa 24,2% do total mundial de cânceres. Sendo a segunda neoplasia mais incidente e a mais comum entre as mulheres. Com cerca de 18 mil óbitos anuais, essa neoplasia também é a causa mais frequente de morte por câncer entre mulheres, independentemente da condição socioeconômica, superando inclusive o câncer de pulmão.

Quando descoberto em seu estágio inicial, apresenta 95% de chance de cura, permitindo à paciente ter uma melhor qualidade de vida e um tratamento mais eficiente, com menor necessidade de recursos, procedimentos e número de horas de atendimento nos serviços de saúde. A demora no acesso ao diagnóstico e tratamento faz com que, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a mulher passe por uma mastectomia (remoção total da mama) em 70% dos casos de câncer de mama diagnosticados no país. Ainda, dados da Fundação Oncocentro de São Paulo, apontam que a taxa de sobrevivência cinco anos após o diagnóstico aumenta de 30% quando a doença é diagnosticada no estágio IV, para 82% quando é diagnosticada no estágio II.

Fonte: Agência Senado

Compartilhe