Transparência
Governador e Secretário de Saúde do DF visitam o Instituto de Cardiologia

Governador e Secretário de Saúde do DF visitam o Instituto de Cardiologia

Hoje (29/05) o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) recebeu o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o Secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, e a Coordenadora de Cardiologia da SES/DF, Edna Oliveira. Eles visitaram o hospital (UTI e Internação) e conversaram com alguns pacientes transplantados pela instituição. Durante a visita, o governador e sua equipe puderam conhecer de perto o trabalho diário da Unidade de Transplantes do ICDF e o serviço oferecido aos pacientes.

 

Agnelo Queiroz se pronunciou a respeito dos números significativos de transplantes nesse ano e lembrou que segundo dados divulgados recentemente pela ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos) e CNCDO (Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do DF), e lembrou que o DF vem se destacando como líder nacional em captação e transplantes de órgãos. "Em 2012, realizamos 18 de coração e 34 de fígado. De janeiro a maio de 2013, foram 12 e 19 respectivamente. O DF é a unidade da federação que mais realiza transplante de coração, fígado, córnea e rim, por número de habitantes", disse.

 

Segundo o Secretário de Saúde, Rafael Barbosa, a capital federal investe precisamente na Central de Captação de órgãos, e esse é um dos principais motivos para a região ter um número elevado de doadores, o que consequentemente, gera mais transplantes. Outro motivo é a parceria do governo com ICDF, que facilita a realização dos transplantes e diminui o tempo da fila de espera por esse procedimento.

 

O ICDF, juntamente com o GDF, celebra o sucesso dos transplantes de órgãos no DF e busca cada vez mais trabalhar para diminuir o tempo nas filas por espera de órgãos.

 

Mais informações para a imprensa:
Narla Bianca Lima

Assessoria de Imprensa do ICDF
(61)3403-5496 ou (61)9129-6319
imprensa@icdf.org.br

Compartilhe