Transparência
ICDF apoia aleitamento materno

ICDF apoia aleitamento materno

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é celebrada de 1º a 7 de agosto, em 120 países, com o intuito de promover e aumentar o apoio à amamentação.  Oficialmente estabelecida pela OMS / UNICEF em 1992, a cada ano, trabalha com um tema diferente, definido pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA).

Neste ano, o tema trabalhado é “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada” e está relacionado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza, que orientará programas de desenvolvimento para os próximos anos. São, ao todo, 17 metas, que se aplicam a todos os países, incluindo questões como a redução da pobreza e a promoção da paz.

De acordo com a WABA, os objetivos são, além de informar sobre a importância de proteger o aleitamento materno, ancorar o apoio à amamentação como uma responsabilidade essencial de saúde pública; interagir com pessoas e organizações para um maior impacto e promover ações de proteção ao aleitamento materno para melhorar a saúde pública.

O ICDF compactua com a agenda 2030, incorporando os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social em sua cultura organizacional. O Instituto também incentiva e apoia o aleitamento materno, pois, seguindo sua proposta de trabalho humanizado, acredita que amamentar é, antes de tudo, um ato de amor.

A equipe de Nutrição da Instituição faz um trabalho conjunto com o grupo da UTI pediátrica para auxiliar as mães dos pacientes com ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno e como essa amamentação pode ser possível durante a internação de seus bebês.

Para isso, o ICDF disponibiliza uma equipe de suporte que atua para otimizar a amamentação e a alimentação infantil, fatores essenciais para garantir que as necessidades nutricionais de todos os bebês sejam atendidas. A equipe multidisciplinar conta com nutricionistas, lactaristas, copeiras, enfermeiras e técnicas em enfermagem, além de psicólogas altamente especializadas para dar total apoio à amamentação.

De acordo com a nutricionista supervisora do ICDF, Marcela Gomes Bravim, a equipe de nutrição do ICDF é responsável por incentivar e orientar as mães sobre os benefícios do leite materno ao bebê,  a conduta para realizar a ordenha e também sobre fissuras ou empedramento nas mamas, além de oferecer o ambiente e os materiais adequados para que a lactante realize a ordenha corretamente.

“Sabemos que em situações de estresse, a mãe tem o sistema endócrino-imunológico modificado e, com isso, a quantidade de leite produzido pode diminuir. O recomendado é que a mãe descanse sempre que possível. Para isto ela precisa de uma rede de apoio, tal como família, amigos e, no caso de internação do bebê, das equipes hospitalares. Por isso, nosso trabalho humanizado”, disse ela.

Após a ordenha, o trabalho desenvolvido em prol do aleitamento materno prossegue com a ajuda da enfermagem, que identifica os frascos com os dados dos pacientes e informa à nutrição que dever ser feito o recolhimento do leite materno ordenhado. Dessa forma,  todo o processo é controlado, desde o procedimento de ordenha seguro, identificação do frasco, controle de tempo e temperatura no armazenamento, porcionamento do leite materno ordenhado até a administração ao bebê, com o objetivo de garantir a segurança alimentar das crianças. 

A nutricionista também ressalta que a amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, pois o leite materno é o alimento mais completo e adequado para crianças, exclusivo até os seis meses de idade. “Nele, encontramos todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Nenhum leite materno é fraco. Por meio dele, o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia, infecções, obesidade infantil, principalmente as respiratórias. O risco de desenvolverem doenças crônicas não transmissíveis é menor em crianças que foram amamentadas”, completa Marcela.

Janielly Brasil também pensa assim. Ela é mãe de Nicolas, de 29 dias, que se recupera de  uma cirurgia cardíaca realizada no ICDF quando tinha apenas 6 dias de vida. Desde que a dieta de seu filho foi liberada, ela iniciou a ordenha, com as orientações da equipe do ICDF.

“O leite materno é um alimento completo para o bebê, que  vai atender suas necessidades fisiológicas de maneira específica e aumentar a sua imunidade. Agradeço ao ICDF que sempre se preocupou perguntando diariamente como eu estava, se estava conseguindo fazer a ordenha, disponibilizando os materiais  e me incentivando nesse ato de amor”, disse agradecida.

Para aprimorar e engrandecer ainda mais o trabalho que vem sendo  realizado em prol do aleitamento na Instituição, a Nutrição do ICDF está buscando parceria com o Banco de Leite Humano do Distrito Federal (BLH). Os BLH têm a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno; e fazer a coleta, processamento e distribuição do leite humano. Além dessas atividades, esses bancos de leite também fazem a seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano pasteurizado, visando à redução da mortalidade infantil e à melhoria da qualidade de vida da população.

Acesse e saiba mais sobre como fazer a doação de leite no DF -  http://amamentabrasilia.saude.df.gov.br/

 

Compartilhe